12/12/11 |   Produção animal

Prosa Rural - Raças mais adaptadas para a produção de leite na região Amazônica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 Dezembro/2011 - 3ª semana - Região Norte

O melhoramento genético do gado leiteiro consiste em um conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar o padrão dos animais de uma propriedade rural. Dentre as  principais ferramentas utilizadas, a seleção e o cruzamento de raças vem permitindo aos bovinocultores da Amazônia obter uma raça mais adaptada à produção de leite na região. Este é o tema do Prosa Rural deste semana que tem a participação do pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco/AC), José Marques, e do produtor rural, Francisco Teodósio Alves, do município de Plácido de Castro.

A Embrapa Acre recomenda um conjunto de tecnologias aplicadas a pequenas propriedades produtoras de leite, tendo como base a experiência de Assis Brasil e Brasiléia, outros dois municípios do interior do Acre. Desde 2006, foram aplicadas dez tecnologias que, entre outros benefícios, já contribuíram para elevar em 67% a produção de leite nas propriedades envolvidas.

Por meio do projeto "Transferência de tecnologias para viabilizar a pecuária leiteira na regional do Alto Acre" foi realizado um diagnóstico em duas propriedades representativas da pecuária leiteira praticada na região. Os resultados apontaram, além da questão genética, deficiências na alimentação do gado e nas práticas de manejo.

"Identificamos os pontos críticos e propusemos aos produtores a adoção de tecnologias desenvolvidas ou recomendadas pela Embrapa. Após quatro anos de trabalho, os resultados já são expressivos. Na propriedade do senhor Manoel Cunha, em Assis Brasil, a produção de leite praticamente dobrou, aumentou de 662 quilos para 1.317 quilos de leite em cada lactação" afirma o pesquisador Carlos Maurício Andrade, líder do projeto.

Uma das tecnologias recomendadas pela Embrapa Acre é a inseminação artificial do rebanho. "Ao contrário do que se costuma pensar, essa técnica, largamente utilizada por grandes produtores, também pode se aplicada em pequenas propriedades. De forma comunitária, é possível reduzir consideravelmente os custos da atividade", explica o pesquisador José Marques.

Segundo Marques, outra alternativa para o produtor rural é a identificação de animais em seu rebanho que tenham características marcantes de raças européias e zebuínas. "Desta forma, o cruzamento pode ser realizado também para o aumento da produtividade", afirma.  

Conheça as raças mais adaptadas para a produção de leite na Amazônia ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

 

Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011