22/06/11 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Unidade de cultivo de plantas medicinais e hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Junho/2011 - 4ª semana - Regiões Norte, Nordeste/Jequitinhonha e Centro-Oeste/Sudeste

O cultivo de plantas medicinais, aromáticas condimentares e ornamentais, mediante princípios agroecológicos se apresenta, a cada dia,  como uma das atividades de grande potencial ao desenvolvimento local de forma sustentável. E no Pantanal não é diferente: a riqueza da flora pantaneira, que atrai turistas de todo o mundo, tem despertado, nos últimos anos, o interesse também de pesquisadores.

A Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) atualmente desenvolve diversos trabalhos de pesquisa com plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Outros estudos fitoquímicos, agronômicos e ecológicos estão sendo realizados em espécies nativas e exóticas potenciais provenientes tanto da flora pantaneira  quanto de cultivo, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, Superintendência de Corumbá-MS, e com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Corumbá-MS.

Espécies aromáticas, normalmente apícolas, como a erva-limão, capim-carona, malva-branca, hortelã-brava, entre outras, estão sendo pesquisadas a respeito da produção e composição de seus óleos essenciais. Além das pesquisas desenvolvidas em laboratório, a equipe de pesquisadores  tem realizado diversas ações de transferência de tecnologia para os produtores rurais da região, por meio de oficinas, palestras e dias de campo.

No Prosa Rural desta semana, o pesquisador da Embrapa Pantanal, Marçal Henrique Amici Jorge, fala sobre esse trabalho. Os projetos de pesquisa  mantém canteiros experimentais em parceria com Infraero e Apae em Corumbá. Essas Unidades demonstrativas têm três enfoques: científico, técnico e social. Dentro do compromisso social, o que é produzido nos campos experimentais é doado para consumo da Apae e outras instituições beneficentes. Na Apae as próprias crianças assistidas têm a chance de cuidar dos vegetais.  

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Raquel Brunelli (DRT/MS 113)
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234-5882

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011