11/10/10 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Zoneamentos agroecológicos e a agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2010 -  2ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Esta semana, o Prosa Rural abordará o tema "Zoneamento Agroecológico e a agricultura familiar". O programa explicará ao ouvinte, com a ajuda do pesquisador convidado Manoel Neto, o que, à primeira vista,  pode parecer complicado. Mas o zoneamento agroecológico nada mais é do que a caracterização das potencialidades dos ambientes, em seus mais diversos aspectos. Aplicado à agropecuária, por exemplo, torna-se uma ferramenta para que o produtor possa identificar os pontos fortes e as deficiências de sua área produtiva.  Além disso, é um subsídio importante para orientar o uso, ocupação e manejo ambiental de forma integrada, levando em conta os recursos naturais renováveis que coexistem nas diferentes paisagens.

O programa (produzido pela Embrapa Solos / UEP Nordeste, sediada em Recife - PE) falará também sobre o zoneamento agroecológico que poderá ser praticado mesmo em pequenas propriedades rurais, executado com a participação efetiva do próprio agricultor e de sua família, em todas as etapas do processo de levantamento das informações técnicas de campo.

Por meio deste tipo de zoneamento agroecológico, faz-se a caracterização detalhada dos recursos naturais existentes em cada ambiente da propriedade, tomando-se como base as áreas planas de topo de elevação (Chãs), áreas com declives ou encostas e as área de fundo de vales ou baixios. Em cada um destes ambientes são levantadas informações solos, como: fertilidade do solo, profundidade, pedregosidade, a posição que ocorre nos referidos ambientes; que tipo de vegetação da vegetação existe ou se a área foi desmatada; informações sobre a erosão; que tipo de uso, se com pato natural ou com culturas; se existe água disponível, ou onde pode ser feita captação e armazenamento; informações gerais sobre o agricultor e sua família, se usa mão-de-obra familiar ou externa, etc.  Faz-se também um diagnóstico detalhado das condições socioambientais da propriedade, naquele momento. Com base nestas informações técnicas é que são recomendadas as práticas e processos que viabilizem uma produção satisfatória dentro de critérios conservacionistas.

A Embrapa Solos UEP Nordeste, desde a sua criação, vem executando trabalhos de zoneamentos territoriais para fins agrossilvipastoris, abrangendo regiões como o nordeste brasileiro, estados, municípios e até mesmo levantamentos detalhados para fins de irrigação. São realizados de acordo com a demanda ou com o detalhamento que se deseja obter as informações técnicas de campo.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

José Gouveia de Figueiroa
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (81) 3325-5988

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2010