27/11/09 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Cuidados na pós-colheita da banana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Novembro/2009 - 4ª semana - Região Norte e Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

O produtor de bananas deve garantir a boa qualidade do fruto até que ele chegue na mão do consumidor. Para isso, deve ter cuidados com a higiene das bananas, com o transporte dos cachos e também com a comercialização das frutas. O técnico Antônio Sabino Rocha, da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) participa do Prosa Rural desta semana trazendo dicas que melhoram a qualidade do produto para o consumidor,  garantindo sua maior valorização.

Os frutos com boa aparência são comercializados com melhores preços e também são vendidos mais rapidamente. Mas para a banana chegar até o consumidor com boa qualidade, alguns procedimentos devem ser adotados no processo de pós-colheita. Esse é um assunto sério que o produtor deve considerar, pois metade da produção de bananas se perde entre a colheita e a venda.

O transporte da banana deve ser feito com todo cuidado. O produtor deve colocar colchonetes entre as camadas de cachos para não amassar os frutos. Outra dica importante do técnico Antônio Sabino é em relação à higiene e aparência dos frutos. Os cachos devem ser lavados com sulfato de alumínio misturado com detergente neutro pra tirar a nódoa, evitando manchas na casca da banana.

Sabino destaca ainda a vantagem de comercializar as bananas em pencas. Segundo ele, "nesse processo os cachos devem ser despencados eliminando-se os dedos defeituosos e muito pequenos. Ou seja, os frutos que não desenvolveram. Isso garante maior aceitação das frutas no mercado".

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Maria José Tupinambá
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009