16/02/09 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Feijão-caupi BRS Xiquexique rico em ferro e zinco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Fevereiro/2009 - 3ª semana - Região Norte e Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Também conhecido em algumas regiões como feijão-de-corda ou feijão macassar, o feijão-caupi é uma das culturas mais importantes no Norte e Nordeste do Brasil, sendo muito comum em propriedades familiares. Importante fonte de alimento, o feijão-caupi ganha um reforço com o lançamento da nova variedade desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte, a BRS Xiquexique.

Durante o Prosa Rural, o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Maurisrael de Moura Rocha, traz mais detalhes sobre a variedade BRS Xiquexique. "Além de possuir muitas características que a gente normalmente busca nas variedades normais, que é ter alta produtividade e adaptação às condições de cultivo do feijão-caupi no Brasil, ela apresenta vantagens nutricionais no grão", explica o pesquisador. "Uma das principais vantagens e que a diferencia das outras variedades são os teores de ferro e zinco".

Obtida por meio de seleção e cruzamento de variedades que já apresentavam alguns teores desses minerais, a BRS Xiquexique pode ajudar na alimentação de populações que sofrem com a desnutrição. "Uma vantagem desses minerais pra saúde é que, no caso do ferro, ele previne a anemia, que ocorre principalmente entre a população carente. E, no caso do zinco, ele fortalece o organismo na parte de defesa contra doenças em geral", explica Maurisrael.

O potencial de produtividade dos grãos da BRS Xiquexique foi avaliado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, superando outras variedades comumente cultivadas. E os bons resultados se repetiram nas três regiões.

No Nordeste, a variedade é recomendada para os estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Já na região Norte, o cultivo do feijão-caupi BRS Xiquexique é indicado para o Amapá, Amazonas, Roraima, Pará e Rondônia. A nova variedade vai estar disponível para os produtores interessados em seu plantio nos próximos meses.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Maria Eugênia Ribeiro (MTb 1091 / PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3089-9226

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Produto: Cultivar