29/06/09 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Feijão-caupi: Nova era para áreas ribeirinhas da Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Junho/2009 - 5ª semana - Região Norte

Em 2005 e 2006, a Embrapa Rondônia (Porto Velho – RO) testou uma série de variedades de feijão com a ajuda de uma comunidade ribeirinha da localidade de Cujubim Grande, na margem direita do Rio Madeira, a cerca de 35 km do centro de Porto Velho. O trabalho contribuiu para o lançamento, em 2007, da cultivar de feijão-caupi BRS Novaera, recomendada para cultivo nos estados do Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul. O Prosa Rural desta semana fala sobre essa cultivar e as recomendações para o seu cultivo.

O cultivo de feijão nas margens e no leito do Rio Madeira é uma tradição das comunidades rebeirinhas de Porto Velho que conta agora com uma ajuda da tecnologia.  O pesquisador José Roberto Vieira Junior, da Embrapa Rondônia, explica que a BRS Novaera é adequada para esse tipo de plantio por sua maturação uniforme, porte semi-ereto, alta resistência ao acamamento, boa formação de grãos e aceitação no mercado consumidor.

De acordo com os pesquisadores, dois fatores são determinantes para o sucesso do cultivo do feijão na praia. É preciso ciclo de maturação precoce e maturação uniforme. O primeiro, por conta da dinâmica das chuvas na região de Rondônia. Como o plantio é feito quando o nível das águas baixa, a colheita precisa ser feita antes de as águas tomarem conta novamente do leito do rio.

A maturação uniforme também é importante porque permite a colheita de uma só vez, o que reduz os custos e o esforço de mão de obra. Além disso, a BRS Novaera é adequada para colheita manual, o que favorece a agricultura familiar. Em um hectar é possível ter uma produção média de uma tonelada de feijão, de acordo com os experimentos realizados no Estado.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

 

Daniel Medeiros (SC-02735-JP)
Embrapa Rondônia / Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (69) 3225-9387

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Produto: Cultivar
Produto: Cultivar