17/11/09 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Informações para o uso seguro de agrotóxicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Novembro/2009 -  3ª semana - Região Norte

No Prosa Rural desta semana, o pesquisador da Embrapa Amapá, Jorge Segovia, traz  algumas orientações para o produtor não se contaminar ao utilizar agrotóxicos em sua lavoura. "Como em qualquer substância, a diferença entre ser veneno ou não, é a dosagem. Nós temos tido muitos casos de aplicação de agrotóxicos sem a utilização do equipamento de proteção individual e é aí que eles correm mais risco de se intoxicar", alerta o pesquisador.

As recomendações básicas para quem vai aplicar esses produtos são: usar sempre o equipamento de proteção individual - chapéu, macacão impermeável, luvas, botas de borracha e máscara contra veneno; evite aplicar agrotóxicos contra o vento e próximos a nascentes de rios e lagos para não contaminar a água. O aplicador não deve fumar e nem consumir alimentos durante as aplicações e, ao finalizá-las, precisa tomar banho.

Também é necessário etiquetar as embalagens, deixá-las fora do alcance de outras pessoas, principalmente das crianças e verificar, sempre, a existência de vazamentos. Uma outra dica é pulverizar a lavoura, preferencialmente, no final da tarde e não na parte da manhã, que é quando abelhas polinizadoras costumam trabalhar. "Se você fizer pulverizações pela manhã, pode matar esses insetos, fundamentais para o processo de polinização de muitas culturas como melancia, pepino, abóbaras", explica Segovia.

Se, mesmo com todos os cuidados, houver intoxicação, a primeira coisa a fazer é procurar ajuda médica, levando a embalagem do produto para que o médico verifique que substância causou a intoxicação.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

 

Dulcivânia Freitas (DRT/PB 1.063)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Telefone: (96) 4009-9511

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009