11/12/09 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Orientações para a produção de leite de qualidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2009 -  Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul

 A produção do leite com sabor e aroma agradáveis, nutritivo e livre de agentes estranhos que colocam em dúvida a sua qualidade começa com o manejo dos animais antes mesmo da ordenha. No Prosa Rural dessa semana, a pesquisadora Maria Edi Rocha Ribeiro, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) traz orientações para os produtores rurais garantirem a boa qualidade do leite.

Além de escolher bem a raça dos bovinos, que deve ser adequada à região, o produtor precisa ficar atendo à necessidade nutricional do rebanho, sem se descuidar de todo o processo de manejo sanitário, comum em toda produção bovina. Considerando as atividades mais diretamente ligadas à produção do leite, uma etapa fundamental para a obtenção de um produto de boa qualidade é a ordenha. Algumas orientações básicas devem ser seguidas a fim de se evitar a contaminação do leite: o ordenhador deve estar com as mãos e as roupas desinfectadas, assim como as tetas das vacas.

Outra orientação da pesquisadora Maria Edi Rocha Ribeiro é quanto à linha de ordenha. "As novilhas de primeira cria devem ser as primeiras a serem ordenhadas, seguidas das vacas sadias. Depois a ordem das vacas deve ser a seguinte: as que tiveram mastite curada, mastite sub-clínica e por último vacas com mastite clínica", explica.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Cristiane Betemps
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009