22/10/09 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Prevenção e controle da antracnose no guaranazeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2009 - 4ª semana - Região Norte

O Prosa Rural desta semana trata da prevenção e do controle da antracnose no guaranazeiro. As medidas preventivas de controle da doença recomendadas pela Embrapa Amazônia Ocidental (Amazonas/AM) são: a utilização de mudas sadias, oriundas de viveiristas idôneos, que sejam cultivadas com resistência estável e a realização de podas de limpeza após a colheita, para eliminar galhos secos e remanescentes de inflorescências e cachos.

Atualmente, a produção do guaraná no Amazonas é insuficiente para atender a demanda do mercado. Isso ocorre, principalmente, pela baixa produtividade dos plantios, onde os produtores utilizam mudas tradicionais, oriundas de sementes, aliado à falta de manejo dos guaranazais, e a alta incidência da doença fúngica antracnose que ataca esse tipo de muda.

Para reverter esse quadro, a Embrapa Amazônia Ocidental por meio do programa de melhoramento, disponibiliza cultivares clonais mais produtivas e resistentes à antracnose e promove várias atividades de transferência de tecnologia informando as práticas adequadas de manejo.

Em plantios altamente afetados, deve-se promover a poda fitossanitária em um determinado período do ano, com a redução de 50% do volume da copa, através da remoção de 50% do comprimento dos ramos, com a retirada obrigatória das folhas recém lançadas do plantio, infectadas ou não. Após a poda, é necessária uma correta adubação para garantir a recuperação das plantas.

Adotando-se as cultivares recomendadas e usando as técnicas de manejo, os produtores poderão contar com mais emprego e renda devido ao aumento da produtividade e, conseqüentemente, da produção do guaraná, o que movimenta, com maior intensidade, a economia, gerando novas oportunidades de postos de trabalho. As medidas são simples e podem ser adotadas pelos pequenos produtores, desde que devidamente orientados.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

 

Maria José Tupinambá
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009