Apresentação

No dia 5 de novembro de 2015, a Embrapa Soja promove o Workshop sobre Proteína de Soja, em Londrina-PR. O evento tem caráter técnico-científico e reúne instituições de pesquisa públicas e privadas, universidades, cooperativas e entidades de classe, envolvendo a cadeia produtiva de soja. O workshop terá como finalidade discutir a situação atual e a evolução dos teores de proteína na soja no país e os possíveis reflexos no mercado.
 
A principal utilização da soja é como matéria-prima para a produção de óleo e farelo. O farelo, rico em proteína, é utilizado principalmente na indústria de rações, sendo esse o principal emprego econômico da soja. A variação do teor de proteína e de óleo é determinada principalmente por fatores genéticos, mas com forte influência ambiental. As empresas de melhoramento de plantas têm trabalhado principalmente para o aumento da produtividade, mas o grande desafio é o aumento da produtividade, sem a redução no teor de proteína e mantendo-se o teor de óleo.
 
O farelo e o óleo de soja comercializados devem atender às especificações contratuais, como as descritas pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais – ANEC, para exportação e as do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA – Portaria 795, para o mercado interno. Entretanto, para atender essas especificações, a indústria enfrenta problemas devido à imprevisibilidade da qualidade da matéria-prima, principalmente, com relação aos teores de proteína e de óleo nos grãos em cada safra.
 
O workshop será realizado na Embrapa Soja. Confira a programação técnica e participe!