Publicador de conteúdo web

Curso Transferência Intrafolicular de
Ovócitos Imaturos (TIFOI) em Bovinos

Local de realização

Centro de Treinamento do Campo Experimental Sucupira - CES,
Estrada Taguatinga/Núcleo Bandeirante, Brasília, DF Brasília-DF

Data de realização

De 16 a 18 de outubro de 2017

Período de inscrições

Até o dia 9 de outubro de 2017.

Documentos

Notícias

Publicado edital do curso sobre técnica TIFOI (notícia publicada no Portal Embrapa em 10/08/2017)

Apresentação

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília, DF, promove no período de 16 a 18 de outubro de 2017 o primeiro curso de Transferência Intrafolicular de Ovócitos Imaturos (TIFOI) em Bovinos. A biotécnica, lançada no ano passado, apresenta todas as vantagens da fecundação in vitro (FIV) com o benefício adicional de não precisar de laboratório para ser realizada. Ou seja, os criadores podem obter os embriões com a mesma rapidez e agilidade da FIV (um bezerro por semana a partir de uma única vaca doadora) e ainda com redução de custos. A TIFOI brasileira já resultou no nascimento de três bezerros na Fazenda Sucupira, campo experimental da Embrapa localizado em Brasília (DF). O sucesso da técnica gerou o registro da marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Público-alvo

O curso é voltado exclusivamente para médicos veterinários que já tenham experiência em aspiração folicular (OPU).

Valor das inscrições

Para este curso, será cobrada taxa de inscrição no valor taxa de inscrição no valor de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais), sem hospedagem; e R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), caso o participante se hospede na Fazenda Sucupira. Que poderá ser paga em até três parcelas(mais detalhes no edital).

Inscrições

O processo de inscrição ocorrerá mediante o envio da ficha de inscrição para o e-mail cenargen.cursos@embrapa.br até o dia 9/10/2017, e o pagamento do boleto bancário.

Carga horária

28  (vinte oito) horas/aula

Número de vagas

Serão oferecidas 08 (oito) vagas. O número mínimo de inscritos para a realização do curso será de 06 (seis).

Coordenação

Margot A. N. Dode, Pesquisadora A da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Avaliação

Ao final do evento os participantes poderão avaliar o evento, os professores, instrutores e monitores, por desempenho, mediante preenchimento de formulário previamente disponibilizado pela equipe de suporte técnico da SIPT/CTT-Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Conteúdo Programático

Teórico

As aulas teóricas abordarão os seguintes assuntos: Situação da produção de embriões no Brasil: SOV, PIVE e perspectivas do uso da TIFOI; Conceitos gerais da fisiologia ovariana bovina e embriologia: ovogênese, maturação ovocitária e desenvolvimento embrionário inicial; Princípios da aspiração folicular guiada por ultrassom (OPU); coleta e transferência de embriões (TE) e TIFOI; Avaliação de ovócitos e embriões; Seleção de “ovuladoras”: medidas foliculares com ultrassom (US) e Colour Doppler.

Prático

Protocolos, avaliação e seleção de vacas ovuladoras (US e Doppler); Avaliação de ovócitos e embriões; Injeção intrafolicular de ovócitos imaturos; e Coleta de embriões por lavagem uterina.

 

Publicador de conteúdo web

Acompanhe eventos e cursos de nossa Unidade

Cursos

Eventos