48º Curso Sobre Cultivo de Cogumelos
Comestíveis e Medicinais

Local

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília-DF

Data de realização

De 24 a 28 de maio de 2016

Período de inscrições

Até 15 de maio de 2016

Cogumelos comestíveis e medicinais
Foto: Cláudio Bezerra/NCO

Documentos

Edital de abertura do curso
(arquivo PDF, 1.404kb, 6/4/2016)

Ficha de inscrição
(arquivo DOC, 72kb, 6/4/2016)

Folder 1
(arquivo PDF, 6.646kb, 6/4/2016)

• Folder 2
(arquivo PDF, 6.646kb, 6/4/2016)

Notícias

• Embrapa abre inscrições para 48º Curso de Cultivo
de Cogumelos Comestíveis e Medicinais

(Portal Embrapa, 6/4/2016)

Apresentação

No Brasil, a produção de cogumelos é ainda inexpressiva, comparada com outros países. O consumo "per capita" no país é de apenas 288g/ano, contra 2 kg na França.

Trata-se de um alimento de alto valor nutricional, rico em proteínas, vitaminas, fibras, carboidratos, minerais e propriedades farmacológicas. Seus princípios ativos têm potencial terapêutico: intensifica a atividade das células de defesa do organismo, na reorganização imunológica e no tratamento complementar de diversas enfermidades.

O curso realizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ensinará as técnicas de cultivo chinesa ("JunCao"), utilizando gramíneas como substrato, com aulas teóricas e práticas. Além de cultivo serão ministradas aulas sobre: morfologia, fisiologia, reprodução, classificação, caracterização química, controle biológico, entre outros assuntos. Serão proferidas palestras sobre a utilização de cogumelos medicinais na saúde humana.

Público-alvo

O Curso destina-se a produtores rurais, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação.

Valor das inscrições

Para este curso, será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais). Que poderá ser paga em uma ou duas parcelas(mais detalhes no edital).

Inscrições

O processo de inscrição ocorrerá mediante o envio da ficha de inscrição para o e-mail cenargen.cursos@embrapa.br até o dia 15/5/2016, e o pagamento do boleto bancário.

Carga horária

40 (quarenta) horas/aula

Número de vagas

Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas. O número mínimo de inscritos para a realização do curso será de 21 (vinte e um).

Coordenação

Arailde Fontes Urben , Pesquisadora A da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Avaliação

Ao final do evento os participantes poderão avaliar o evento, os professores, instrutores e monitores, por desempenho, mediante preenchimento de formulário previamente disponibilizado pela equipe de suporte técnico da SIPT/CTT-Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Conteúdo Programático

Teórico

a) Noções gerais de cogumelos; b) Formulação e preparo de meios para "sementes"; c) Processamento de matéria prima utilizada como substrato, para produção de - cogumelos; d) Cultivo de diversos cogumelos: Agaricus blazei, Lentinula edodes, Pleurotus spp., Ganoderma lucidum pela técnica "JunCao".; e) Modelos de negócios e empresas inovadoras; f) Doenças e pragas e seu controle; g) Aspectos econômicos da fungicultura: Processamento e mercado; h) Microorganismos e moléculas bioativas de cogumelos como agentes de biocontrole; i) Cogumelos: uma importante fonte de metabólitos para a saúde humana; e j) Métodos eletroanalíticos: uma nova ferramenta de análise para a caracterização química de cogumelos.

Prático

a) Preparo e inoculação de meios de cultivo; b) Formulação e preparo de meios para "sementes"; c) Inoculação do fungo em grãos de cereais para produção de "sementes"; d) Formulação e preparo de substratos com gramíneas; e) Inoculação de "sementes" em substrato de cultivo, para produção de cogumelos.

Palestras

a) Diversidade de cogumelos funcionais e sua importância na saúde humana; b) Efeitos terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum; c) O impacto da suplementação de Agaricus sobre as células " Natural Killer".