I Workshop para Apresentação de Métodos Eletroanalíticos de Caracterização Química de Cogumelos

Local

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília-DF

Data de realização

27 de outubro, segunda-feira

Período de inscrições

Até 10 de outubro de 2014

Documentos

Edital de abertura do curso
(arquivo PDF, 1.063kb, 26/8/2014)

Ficha de inscrição
(arquivo DOC, 69kb, 26/8/2014)

Folder
(arquivo PDF, 1.984kb, 26/8/2014)

Lista de selecionados
(arquivo PDF, 219kb, 13/10/2014)

Público-alvo

O Curso destina-se aos produtores rurais de cogumelos e profissionais que trabalham com caracterização química de cogumelos.

Valor das inscrições

Para este Workshop não será cobrada taxa de inscrição.

Inscrições

O processo de inscrição ocorrerá mediante o envio da ficha de inscrição para o e-mail cenargen.cursos@embrapa.br até o dia 10/10/2014, sexta-feira.

Carga horária

8 (oito) horas/aula

Número de vagas

Serão oferecidas 15 (quinze) vagas. O número mínimo de inscritos para a realização do curso será de 5 (cinco).

Coordenação

Clarissa Silva Pires de Castro, Pesquisadora A da Embrapa Recursos Genéticos e Biotcnologia

Avaliação

Ao final do evento os participantes poderão avaliar o evento, os professores, instrutores e monitores, por desempenho, mediante preenchimento de formulário previamente disponibilizado pela equipe de suporte técnico da SIPT/CTT-Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Conteúdo Programático

Teórico

a) Caracterização química de cogumelos; b) Utilização dos métodos eletroanalíticos para a caracterização química de cogumelos; b1) Tipos de métodos eletroanalíticos; b2) Noções gerais de voltametria; b3) Tipos de equipamentos e eletrodos utilizados na voltametria; b4) Avaliação da capacidade antioxidante e determinação da concentração de compostos fenólicos por voltametria; e c) Método voltamétrico validado pela Embrapa para a caracterização química de cogumelos.

Prático

a) Apresentação e discussão do roteiro da prática (Análise de amostras de cogumelos por métodos eletroanalíticos); b) Visita ao laboratório de Segurança Alimentar e apresentação da área de eletroquímica e eletroanalítica; c) Preparo de amostras de cogumelos para a avaliação da capacidade antioxidante e determinação de compostos fenólicos totais; d) Análise das amostras de cogumelos por Voltametria de Pulso Diferencial e eletrodo de carbono vítreo (eletrodos impresso e convencional); e e) Análise de resultados e discussões.