Dirigentes

Foto de José Manuel Cabral de Sousa Dias

Chefe Geral da Unidade

José Manuel Cabral de Sousa Dias

Graduado, mestre e doutor em engenharia química pela Universidade de São Paulo. Ingressou na Embrapa em 1980, e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em 1988, como pesquisador. Em 1990, foi nomeado o primeiro responsável pela Área de Controle Biológico (ACB), criada naquele ano, onde ficou até 1992. De 1992 a 1993, atuou como coordenador do então Programa Nacional de Biotecnologia Agropecuária da Embrapa. De 1993 a 1998, voltou a ser o responsável pela ACB, onde liderava projetos para desenvolvimento de bioinseticidas bacterianos. Em 1998, foi nomeado chefe-adjunto de Comunicação, Negócios e Apoio, cargo que exerceu até outubro de 2003. Em fevereiro de 2004, foi escolhido Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, cargo que ocupou até 2008. De 2009 a 2014, foi chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia. Em 04 de agosto de 2014, retornou à Chefia-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Tem experiência na área de Microbiologia Industrial, com ênfase em processos fermentativos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, bioinseticidas, engenharia bioquimica, microdestilarias e mais recentemente em agroenergia e inovação.

Currículo Lattes E-mail


Foto de Marília Lobo Burle

Chefe Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Marília Lobo Burle

Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade de Brasília, com mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ecologia pela Universidade da Califórnia, Davis, EUA. É pesquisadora da Embrapa desde 1989. Iniciou sua carreira na área de Solos e Agronomia, mas desde 1995, atua em pesquisas de recursos genéticos. É curadora do Banco Ativo de Germoplasma de Phaseolus lunatus L. da Embrapa. Seu foco atual de pesquisa é a caracterização da espécie P. lunatus, integrando os enfoques: morfológico, molecular, químico, ecogeográfico e agronômico. No período de 2010 a 2014, ocupou o cargo de supervisora do Sistema de Curadorias de Germoplasma da Embrapa, que abriga 195 coleções de germoplasma de plantas, animais e microrganismos. É representante do Brasil frente à Rede de Recursos Genéticos dos Países do Cone Sul (REGENSUR-PROCISUR). Atualmente é chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Currículo Lattes E-mail


Foto de Maria Isabela Lourenço Barbirato

Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia

Maria Isabela Lourenço Barbirato

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (1994). Tem experiência na área de divulgação científica, com ênfase em transferência de tecnologia. Possui pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Material e Patrimônio no Setor Público com ênfase em gestão de contratos pela Universidade Gama Filho (POSEAD Educação a Distância). Atuou como supervisora do Setor de Negócios para Transferência de Tecnologia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no período de 2009 a 2014. Assumiu a Chefia de Transferência de Tecnologia em agosto de 2014.

Currículo Lattes E-mail


Foto de Edivan Carvalho Frazão

Chefe Adjunto de Administração

Edivan Carvalho Frazão

Economista graduado pela Universidade Católica de Brasília, com MBA (Master in Business Administration) pela mesma Universidade. Ingressou na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 1978, sempre atuando em setores administrativos. Em setembro de 2008, foi designado chefe-adjunto de Administração da Unidade, cargo que ocupa até hoje.

E-mail