Objetivos da premiação

A agropecuária é a base da economia brasileira. No entanto, o setor precisa incrementar o conteúdo de inovação de forma a promover a competitividade, sustentabilidade e a qualidade da agropecuária do País. Embora a produção científica esteja crescendo, a conversão de ciência e tecnologia continua baixa, tendo como base o número de registros de patentes e a sua transformação em produtos.

A promoção da prosperidade e erradicação da miséria é um ideal a ser perseguido e a ciência, a tecnologia e a inovação são instrumentos valiosos para se atingir este objetivo. Em nosso país, inúmeros cientistas têm devotado suas vidas, nos mais diversos campos do conhecimento, em prol deste ideal. O progresso obtido pelas instituições de ciência e tecnologia, voltadas para o interesse social, é o resultado da qualidade dos trabalhos desses indivíduos que acreditam na pesquisa, desenvolvimento e inovação como forma de melhorar o padrão de vida dos brasileiros, promover a segurança alimentar e o desenvolvimento da nossa sociedade.

A ciência é a mola mestra das mudanças que vêm ocorrendo no mundo e influenciando diretamente as nossas vidas. O Brasil é um país rico em biodiversidade, no entanto o poderio econômico de agropecuária está ligado aos cultivos exóticos, motor das exportações, onde a geração de tecnologias é altamente oligopolizada e se encontra sob forte competição internacional. É preciso incentivar a geração de tecnologias, especialmente a partir da exploração da biodiversidade nativa, por intermédio da aplicação da ciência e tecnologia, de forma a reduzir os impactos ambientais da agricultura, mitigar os efeitos dos pacotes tecnológicos na saúde e promover a qualidade da produção agropecuária.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem como atribuição mostrar ao Brasil o seu compromisso com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em benefício da sociedade. A Medalha de Honra ao Mérito em Inovação Agropecuária representa uma forma de demonstrar esse compromisso, incentivando, reconhecendo e premiando aqueles que têm dedicado suas vidas, desvendando os mecanismos biológicos e construindo novas realidades para os sistemas de produção.

O que se espera com a Medalha de Honra ao Mérito em Inovação Agropecuária é que contribua efetivamente para a promoção da cooperação entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e as demais unidades da Embrapa, além de outras instituições de pesquisa e empresas.

A complementaridade de equipes e competências interinstitucionais é essencial para a geração de ativos e produtos.