5º Encontro Mídia e Ciência

5º Encontro de Mídia e CiênciaPromoção

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)

Data

17 de novembro de 2015

Público

profissionais de comunicação da Embrapa, pesquisadores e estudantes de jornalismo e de ciências biológicas (biotecnologia, biologia molecular, biologia etc.).

Local

auditório Assis Roberto De Bem (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Parque Estação Biológica, final da Av. W5 Norte)

Endereço para inscrições

http://alelo.cenargen.embrapa.br/PrjEvento

Notícias

Data-limite para inscrição

16 de novembro de 2015.

Objetivos

  1. discutir o estágio atual da divulgação científica no Brasil e a sua importância para a popularização da ciência.
  2. promover o intercâmbio de experiências entre profissionais de diferentes segmentos relacionados à divulgação da ciência no Brasil, incluindo representantes de grandes veículos de comunicação, veículos especializados, setor acadêmico e assessorias de imprensa, entre outros.
  3. debater temas de relevância científica no contexto atual, como a Biotecnologia, as novas mídias, entre outros, avaliando as expectativas dos públicos diante da introdução de novos produtos geneticamente modificados no mercado, como a soja Cultivance® recém lançada e o feijão transgênico, a ser lançado em 2016.
  4. intensificar o relacionamento entre os segmentos de imprensa e ciência, reunindo as expectativas dos dois setores em relação a conteúdo, linguagem áreas de interesse.
  5. intercambiar expectativas dos segmentos envolvidos na divulgação científica, de forma a contribuir para a construção de um diálogo mais efetivo e sistemático.

Promoção

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
e Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)

Programação

8h às 8h30 – Inscrições

8h30 às 8h45 – Abertura – Dr. José Manuel Cabral (chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia); Gilceana Galerani (chefe da Secretaria de Comunicação da Embrapa) e Adriana Brondani (diretora-executiva do CIB).

8h45 às 9h15– Palestra de abertura: Herton Escobar (repórter de Ciência do jornal O Estado de São Paulo) – Título a definir

9h15 às 9h30 - Perguntas e debate

9h30 às 10h – Palestra:  "Da bancada à imprensa: o desafio de comunicar a ciência"– Dra. Adriana Brondani (diretora-executiva do CIB)

10h às 10h30 – Perguntas e debate

10h30 – Coffee-break

11h às 11h30 – Biotecnologia para pedestres: o Brasil está preparado para receber as novas tecnologias? (Apresentação de cases da área de biotecnologia agrícola no Brasil)

Palestrantes:

- Case 1: "Feijão transgênico: o impacto social da engenharia genética para a agricultura familiar no Brasil" - Dr. Francisco Aragão (pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) – 15 minutos:
- Case 2: "Florestas plantadas: desmistificando mitos e a liderança do Brasil" - Dr. Dario Grattapaglia (pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) – 15 minutos
- Moderador: Herton Escobar (Repórter de Ciência O Estado de São Paulo)

11h30 às 12h – Perguntas e debate

12h às 14 horas – Almoço

14h às 14h30 – Mesa-redonda: Ciência de fronteira

Expositores:

- Dr. Guilherme Dotto Brand, professor da Divisão de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) – "As novas ciências e a divulgação: quais as expectativas da comunidade científica acerca do jornalismo especializado no Brasil" (15 minutos)
-"O modelo deficitário da divulgação científica no Brasil" - Maurício Tuffani, editor-chefe da revista "Scientific American Brasil" – 15 minutos
 - Moderador: Alberto Cavalcanti (Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional – SGI/Embrapa)

14h30 às 15h30 – Perguntas e debate

15h30 às 16 h– Coffee-break

16h às 16h30 – Mesa-redonda: O jornalismo Científico no Brasil

Expositores:

- "Jornalismo científico em instituições públicas" - Lana Cristina, gerente da Agência Brasil -  Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

. – 15 minutos

- Palestra  "Comunicação científica: manual de orientação está nas pontas do arco-íris" - Ubirajara Júnior (Jornalista especializado em divulgação científica)

- Moderador: Fábio Reynol (jornalista da Sceretaria de Comunicação da Embrapa - Secom)


16h30 às 17h – Perguntas e debate

17h - Encerramento