Biotecnologia Animal

Método para Detecção de Proteínas de Origem Animal em Misturas Complexas.

Descrição da tecnologia: Método para avaliar a qualidade de rações para ruminantes e evitar, por conseguinte a transmissão de TSE(s) pela detecção de proteínas de origem animal nestes alimentos através de um método para detecção de proteína de origem animal em misturas complexas. A presente invenção contempla o uso desse método na detecção de proteína de origem animal em rações visando o controle de encefalopatias espongiformes transmissíveis, particularmente a encefalopatia espongiforme bovina (BSE).
 
TRL: Ativo pré-tecnológico
Nº REGISTRO: PI0200690-1
_____________________

Método para Identificação e Predição de Função de Peptídeos e Polipeptídeos.

Descrição da tecnologia: Método para identificação de peptídeos com atividade(s) biológica(s) particular(es) partindo de seqüencias gênicas ou protéicas que podem ou não apresentar a mesma função de seus fragmentos peptídicos. Dessa forma a invenção refere-se principalmente a um método para identificar potenciais atividades biológicas, ou seja, potenciais funções de fragmentos de DNA ou de peptídeos por eles codificados, nativos em organismos alvo ou em partes deles, que podem ser geneticamente engenheirados para expressar um ou mais peptídeos aqui denominados como intragênicos e que se encontram no próprio organismo antes da modificação. A presente invenção vem mostrar que a função de uma proteína pode ser predita a partir de características físico-químicas obtidas da seqüência unidimensional e visualizadas mediante um gráfico tridimensional, tornando a análise muito mais simples e com custos reduzidos. 
 
TRL: Ativo pré-tecnológico
Nº REGISTRO: PI0506317-5
_____________________

Proteínas da Teia de Aranha Nephilengys Cruentata, Avicularia Juruensis e Parawixia Bistriata Isoladas da Biodiversidade Brasileira.

Descrição da tecnologia: Moléculas isoladas de ácido nucleico que codificam proteínas da teia de aranha ou  fragmentos das mesmas ou outras derivações das mesmas. A invenção ainda discorre sobre um gene quimérico e um vetor de expressão contendo a molécula isolada de ácido nucleico que codifica para a proteína da teia de aranha de Nephilengys critentata, Avicularia juruensis e Parawix,a bistriata.  Finalmente, a invenção descreve produtos, tais como biofilamentos e composições, utilizando-se da proteína recombinante da presente invenção. A descoberta de novas proteínas da seda de aranhas, bem como sua caracterização e expressão em diferentes sistemas heterólogos será de grande utilidade para inúmeras áreas, como a médica e industrial.
 
TRL: 3
Nº REGISTRO: PI0701826
_____________________

Método de regulação da expressão gênica, método de produzir uma célula transgênica, cassetes de expressão, vetores de expressão gênica, módulo de alteração do perfil da expressão gênica e seu uso.

Descrição da tecnologia: Construção e método de controle e regulação da expressão gênica em células eucarióticas usando ácidos nucleicos de recombinases, ainda mais especificamente serina-integrases, para a ativação da expressão de genes de interesse. Para tal, são providos métodos, sequências e construções para adoção de serina-integrases na regulação da expressão de genes heterólogos em células eucarióticas, na forma de biocircuitos lógicos.

TRL: 3
Nº REGISTRO: BR102018011807-2
_____________________