Insumo Tecnológico Vegetal

Feromônio de Atração para Um Importante Membro do Complexo de Percevejos da Soja, Piezodorus Guildinni.

Descrição da tecnologia: Composições e métodos para atração, armadilhamento e/ou extermínio da praga de culturas agrícolas, Piezodorus guildinni, um membro importante do complexo de percevejos da soja. 

TRL: 5
Nº REGISTRO: PI9903509-0
_____________________


Peptídeos antibióticos da família das phylloseptinas isolados da secreção da pele de Phylloseptina hypocondrialis e composição antimicrobiana relacionada.

Descrição da tecnologia: Peptídeos antimicrobianos que podem ser usados em composições para retardar fitopatógenos e para proteger as plantas de patógenos, compreendendo pelo menos um peptídeo antibiótico e um veículo agronomicamente aceitável. Pode prover composições terapêuticas adequadas ao uso humano, veterinário ou farmacêutico, compreendendo um ou mais peptídeos revelados nesta invenção e um veículo farmacológico adequado.


TRL: 4
Nº REGISTRO: PI0104510-5
____________________


Linhagem Transgênica de Metarhizium Anisopliae e Seus Usos. 

Descrição da tecnologia: Fungos filamentosos entomopatogênicos com alta produtividade de conídios em meio líquido, os quais se constituem em unidades infectivas de insetos que infestam e destroem lavouras. 
TRL: 4
Nº REGISTRO: PI0302399-0
____________________

Método para Identificação e Predição de Função de Peptídeos e Polipeptídeos. 

Descrição da tecnologia: Método para identificação de peptídeos com atividade(s) biológica(s) particular(es) partindo de seqüencias gênicas ou protéicas que podem ou não apresentar a mesma função de seus fragmentos peptídicos. Dessa forma a invenção refere-se principalmente a um método para identificar potenciais atividades biológicas, ou seja, potenciais funções de fragmentos de DNA ou de peptídeos por eles codificados, nativos em organismos alvo ou em partes deles, que podem ser geneticamente engenheirados para expressar um ou mais peptídeos aqui denominados como intragênicos e que se encontram no próprio organismo antes da modificação. A presente invenção vem mostrar que a função de uma proteína pode ser predita a partir de características físico-químicas obtidas da seqüência unidimensional e visualizadas mediante um gráfico tridimensional, tornando a análise muito mais simples e com custos reduzidos. 

TRL: Ativo pré-tecnológico
Nº REGISTRO: PI0506317-5
____________________

Método de Biocontrole  de Insetos das Ordens Coleoptera  e Lepdoptera, Baculovírus Recombinante, Polipeptídeo Codificado pelo Baculovírus, Constructo de DNA e Planta Transgênica com Atividade Bioinseticida. 

Descrição da tecnologia: Método e composições para controlar insetos praga das ordens Coleoptera e Lepidóptera compreendendo o baculovírus recombinante e um veículo agriculturalmente aceitável. Proteína recombinante Cry1Ia de Bacillus thuringiensis para controle de insetos das Ordens Coleoptera  e Lepdoptera.  São providos, ainda: construções gênicas compreendendo a molécula da invenção; uma célula transformada compreendendo um ácido nucléico codificante de um polipeptídeo substancialmente idêntico à proteína Cry1Ia de Bacillus thuringiensis; uma planta transgênica tendo incorporado ao seu genoma um ácido nucléico codificante de um polipeptídeo substancialmente idêntico à proteína Cry1Ia de Bacillus thuringiensis; um método para prover uma planta ou parte de planta com um polipeptídeo substancialmente idêntico à proteína Cry1Ia de Bacillus thuringiensis; um método para controlar insetos praga das ordens Coleoptera e Lepidoptera; e uma composição para controlar insetos praga das ordens Lepidoptera e Coleoptera compreendendo o baculovírus recombinante e um veículo agriculturalmente aceitável.

TRL: 4
Nº REGISTRO: PI0601585-9
____________________


Composição Baseada em Bacillus spp. e Gêneros Correlatos e Seu Uso no Controle de Praga. 

Descrição da tecnologia: Composição Baseada em Bacillus spp. e Gêneros Correlatos e Seu Uso no Controle de Praga. A presente invenção tem por objeto o controle de pragas agrícolas a partir de métodos alternativos e menos agressivos ao meio ambiente e inofensivo ao homem e a outros invertebrados como o biológico usando estirpes bacterianas pertencentes a espécies dos gêneros Bacillus, Brevibacillus e Paenibacillus. Uma primeira concretização da invenção refere-se a composições baseadas na utilização sistêmica usando estirpes bacterianas pertencentes a espécies dos gêneros Bacillus, Brevibacillus e Paenibacillus para proteção de plantas a partir de composição contendo os referidos microrganismos selvagens, conjugadas, mutantes ou transgênicas e/ou as substâncias por eles produzidos. Uma segunda concretização da invenção relaciona-se com método de aplicação do bioinseticida baseado em Bacillus, Brevibacillus e Paenibacillus. Uma terceira concretização diz respeito ao uso bioinseticida de formulações baseadas em Bacillus, Brevibacillus e Paenibacillus.

TRL: 4
Nº REGISTRO: PI0603879-4
____________________

Composições e Métodos para Atração e Extermínio de Percevejos do Gênero Tibraca. 

Descrição da tecnologia: Composições e métodos são descritos para a atração e subseqüente captura e/ou extermínio dos percevejos do gênero Tibraca, preferencialmente Tibraca limbativentris. A mistura racêmica de zingiberenol ou um de seus componentes individualizados, pode ser utilizada como um feromônio ou atraente químico, combinado com adjuvantes e uma armadilha ou entoxicante, e fornece um meio eficiente para o controle destes insetos em culturas agrícolas.

TRL: 5
Nº REGISTRO: PI0604617-7
____________________

Proteínas derivadas de genes Cry de Bacillus thuringiensis. 

Descrição da tecnologia: Combinações de proteínas de Bacillus thuringiensis (Bt) são descritas para subsidiar composições inseticidas. Ácidos nucleicos codificando proteínas de Bt e construções gênicas contendo esses ácidos nucleicos também são descritos para transformar plantas de interesse visando produzir plantas transgênicas produzindo tais proteínas inseticidas.

TRL: 4
Nº REGISTRO: PI0823184-2
____________________

Molécula de ácido nucléico isolada, construção gênica, vetor, célula transgênica, método para obtenção de uma célula e de uma planta trangênica, polipeptideo isolado e purificado, composição pesticida biodegradável, método para o controle de uma praga, método de obtenção de linhagens transgenicas resistentes a um inseto praga. 

Descrição da tecnologia: Novo composto inseticida derivado de uma linhagem de Bacillus thuringiensis, particularmente ao controle do bicudo-do-algodoeiro - Anthonomus grandis. O objeto da invenção refere-se a um gene que codifica a proteína Cry8Ha para controle do bicudo-do-algodoeiro. Usando o gene aqui descrito, é possível a transformação de plantas, a partir das técnicas conhecidas pelos especialistas na área, para a expressão da endotoxina ativa contra o bicudo-do-algodoeiro.

TRL: 4
Nº REGISTRO: PI0906128-2

__________________

Embalagem em Atmosfera Modificada para Aumento de Vida de Prateleira de Fungos. 

Descrição da tecnologia: Método de embalagem para aumento da vida-de-prateleira de esporos de fungos, aos esporos de fungos obtidos por tal método e à embalagem que contém tais esporos. O método de embalagem compreende as etapas de redução atividade de água dos esporos para uma faixa de atividade de água viável aos organismos, envase dos esporos em embalagens impermeáveis a gases e vapor d'água contendo sachês que promovam atmosfera de baixa atividade de água e baixo teor de oxigênio absorvedores de oxigênio e de umidade e manutenção dos esporos na embalagem durante algum tempo em temperatura viável aos organismos.

TRL: 6
Nº REGISTRO: PI1002615-0
____________________

Mutantes de inibidores de alfa amilases isolados de Phaseolus vulgaris com propriedades de controlar insetos-praga, composições contendo tais mutantes e método de utilização dos mesmo.

Descrição da tecnologia: Controle de insetos-praga, utilizando métodos e composições que compreendem análogos mutantes de inibidores de alfa-amilases (aAIs). Mais especificamente, novas moléculas análogas de mutantes dos aAIs  para o controle de insetos-praga, particularmente o bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), apresentando redução parcial ou total da atividade amilolítica de enzimas digestivas presentes no lúmen intestinal do inseto. A invenção também fornece genes análogos sintéticos, os quais são otimizados para transformação e expressão dos mesmos em plantas de algodão. 

TRL: 4
Nº REGISTRO: PI1102841-6
____________________

Composição nematotóxica de efeito sinérgico, uso de composição nematotóxica de efeito sinérgico. 

Descrição da tecnologia: Composições utilizando extrato de Canavalia ensiformis para controle de pragas agrícolas e, em uma modalidade particular, no combate a nematoides. A tecnologia apresenta uma alternativa viável ao uso dos compostos nematotóxicos danosos ao meio ambiente e que podem prejudicar a saúde humana. A composição pode ser utilizada em plantas, parte de plantas, solo e utensílios.

TRL: 4
Nº REGISTRO: BR1020120331462
____________________

Composição nematotóxica de efeito sinérgico, uso de composição nematotóxica de efeito sinérgico.

Descrição da tecnologia: Composições utilizando extrato de Canavalia ensiformis para controle de pragas agrícolas e, em uma modalidade particular, a composições utilizáveis no combate a nematoides. A tecnologia apresenta uma alternativa viável ao uso dos compostos nematotóxicos danosos ao meio ambiente e que podem prejudicar a saúde humana.

TRL: 4
Nº REGISTRO: BR1020120331470
____________________

Moléculas variantes sintéticas de toxinas Cry1Ia12 com propriedades de controlar insetos-praga, composições contendo tais mutantes e método de utilização dos mesmos.

Descrição da tecnologia: Moléculas novas a partir do gene Cry1Ia12 com toxicidade melhorada para tornar as plantas de cana-de-açúcar resistentes à broca gigante da cana-de-açúcar, gerando plantas transgênicas, capazes de expressar toxinas com elevada atividade entomotóxica, auxiliando na redução das doses de aplicação de defensivos químicos com redução de custos sociais e ambientais e aumento da produtividade da cultura. 

TRL: 4
Nº REGISTRO: BR1020120335425
____________________

Composição atrativa e uso de composição atrativa no controle biológico de pragas de meliáceas.

Descrição da tecnologia: Composição atrativa e seu uso em produtos para controle biológico da mariposa Hypsipyla grandella. A referida composição compreende, opcionalmente, um agente intoxicante. A invenção inclui também o método de atração e ou  interferência na comunicação sexual de Hypsipyla grandella através da exposição da espécie Hypsipyla grandella à composição atrativa descrita. 

TRL: 4
Nº REGISTRO: BR10201621787-3
_____________________

Peptídeos com atividade antimicrobiana.

Descrição da tecnologia: Peptídeos, composições e método compreendendo esses peptídeos com aplicação na indústria farmacêutica, alimentícia e agricultura. Os peptídeos têm ação antimicrobiana inibindo o crescimento de leveduras, germinação de esporos de fungos fitopatogênicos, causadores de doenças em plantas como soja e algodão, e o crescimento de Moniliophthora perniciosa, agente causal da vassoura-de-bruxa do cacaueiro e cupuaçuzeiro.

TRL: 4
Nº REGISTRO: BR1020170052109
____________________

Peptídeos intragênicos antimicrobianos relacionados ao agente causador da vassoura de bruxa.

Descrição da tecnologia: Peptídeos encriptados do genoma de cacau com potencial atividade bactericida e fungicida, especialmente contra o agente causador da vassoura-de-bruxa (Moniliophthora sp). A emissão de hifas de esporos de Moniliophthora sp, foi inibida em concentrações micromolares por esses peptídeos. A patente trata também de composições antimicrobianas contendo esses peptídeos e o uso deles na preparação de pesticida contra pragas vegetais, e/ou composições farmacêuticas. Além disso, esses peptídeos poderão ser utilizados no controle intragênico de pragas de vegetais.

TRL: 4
Nº REGISTRO: BR1020180709178
_____________________

Peptídeos intragênicos antimicrobianos.

Descrição da tecnologia: Peptídeos encriptados do genoma do algodoeiro (Gossypium raimondii), milho (Zea mays) e/ou da laranja doce (Citrus cinensis) com potencial atividade bactericida e fungicida. A patente trata também de composições antimicrobianas contendo esses peptídeos e o uso deles na preparação de pesticida contra pragas vegetais, e/ou composições farmacêuticas. Além disso, o aumento da expressão destes peptídeos no genoma das respectivas plantas sob a ação de promotores específicos, permitirá a geração de plantas resistentes a doenças como a mancha da Ramularia, causada pelo fungo Ramularia areola em algodoeiro, sem a necessidade de introdução de material genético exógeno na planta.

TRL: 4
Nº REGISTRO: BR1020180709208
____________________

Método de produção massal de fungos.

Descrição da tecnologia: Novo e inventivo método de produção massal de material fúngico. Mais especificamente, a invenção se relaciona a procedimentos e etapas para produção de propágulos de espécies de fungos com uso de superfície inerte não absorvente, a qual permite a ancoragem ou retenção homogênea de suspensão dos propágulos. São apresentadas concretizações de métodos de proliferação de células fúngicas utilizando conceito de tensão superficial, permitindo a produção de conídios aéreos através de um processo de dois estágios. O sistema possibilita maior controle das condições de fermentação e facilita a adequação nutricional ao microrganismo, levando à obtenção de células com elevado vigor. Ademais, a estrutura física utilizada tem o potencial de permitir rápida secagem das células produzidas e, consequentemente, maior facilidade na extração a seco de material com alto grau de pureza.

TRL: Ativo pré-tecnológico
Nº REGISTRO: BR1020180041487
_____________________

Composição nematotóxica e seu uso no controle de fitonematóides.

Descrição da tecnologia: Composição nematotóxica preferencialmente utilizada no controle de espécies pertencentes ao gênero Meloidogyne sp. A tecnologia é fundamentada na associação de um hidrogel com derivados de Solanum stramonifolium Jacq, mais particularmente do Dialisado interno (DI) e/ou Dialisado externo (DE) obtidos a partir do extrato de sementes de Solanum stramonifolium Jacq. A composição demonstrou-se bastante eficiente, atingindo  aproximadamente 100% de letalidade contra juvenis de segundo estádio (J2) de Meloidogyne incognita em bioensaios conduzidos in vitro. Assim, a referida composição poderá ser utilizada no controle progressivo e persistente de fitonematoides do gênero Meloidogyne sp., permitindo a liberação gradual de frações nematotóxicas para o solo. Ainda, outras vantagens como termoestabilidade, ausência de citotoxicidade e especificidade contra organismos não alvo estão também associadas à tecnologia. Por fim, todos os componentes envolvidos no preparo da composição apresentam-se como parte de um possível sistema de produção sustentável (sementes, hidrogel, água), minimizando impactos para a saúde humana, animal, meio ambiente e custos associados.

TRL: 4
Nº REGISTRO: BR1020180725440
____________________