Falaram de Nós

As matérias veiculadas nos principais canais de comunicação e notícias sobre o trabalho desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia podem ser acompanhadas nesta sessão.

................................

BBC Brasil | Ciência | 5/9/2017

A 'maternidade' do açaí e outros saberes de ribeirinhos
que foram absorvidos pela pesquisa de ponta

Quando o pesquisador Aldicir Scariot foi escalado para coordenar um projeto com comunidades extrativistas do norte de Minas Gerais, ele resolveu mapear todas as áreas que pertenciam às famílias para estudar como aprimorar a produção local sem que fosse preciso desmatar áreas vizinhas.

.................................

Rádio EBC | 7/8/2017 | Brasil Rural

Livro aponta 177 plantas com potencial sustentável do centro-oeste

Pesquisador da Embrapa e um dos autores do livro fala sobre preservação dessas espécies e geração de renda para pequenos agricultores

 

................................

Revista Pesquisa Fapesp | Edição 256 | Junho de 2017

Refazendo o Cerrado

Plantio direto de sementes e reúso do solo se mostram técnicas viáveis para restaurar a vegetação nativa.

................................

Rádio CBN | 22/03/2017 | Meio Ambiente | Por Laura Marques

Brasil não vai atingir meta internacional
de preservação de plantas em extinção

Estudo da UFMG aponta que somente 26 das cerca de 1.500 espécies previstas na Convenção da Diversidade Biológica estão protegidas em bancos de sementes. Taxa deveria ser alcançada até 2020. Falta de recursos compromete a iniciativa no país, que assinou tratado com outros 200 governos para criar Arca de Noé de plantas.

 

................................

Revista Feed&Food, edição de março/2017

Pioneirismo Genético

A TIFOI (Transferência Intrafolicular de Ovócitos Imaturos), técnica desenvolvida na nossa Unidade para produção de embriões in vitro sem a necessidade de laboratório, é tema da matéria "Pioneirismo genético" da Revista Feed&Food. Brasil torna-se o primeiro país a desenvolver técnica de produção de embriões sem o uso de laboratório. Desenvolvida pela Embrapa, Tifoi permite maior velocidasde para inseminação.

................................

G1 - MS Rural | 13/3/2017

Técnica de produção de embriões exclui etapa em laboratórios

Matéria sobre a TIFOI, técnica inovadora, desenvolvida pela nossa Unidade em prol da biotecnologia da reprodução animal, divulga resultados de nossa participação na Dinapec 2017! Em destaque na foto a Dra. Margot Dode, do Grupo de Pesquisa de Biologia do desenvolvimento e reprodução animal.

................................

Canal TVNBR - A TV do Governo Federal – em 15/2/2017

Embrapa armazena material genético de animais domésticos e silvestres

 

REPÓRTER NBR - 15.02.17: A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) armazena material genético de animais domésticos de interesse econômico e espécies silvestres com potencial produtivo. Parte destas espécies estão ameaçadas de extinção na natureza.

................................

Rádio Nacional de Brasília – Programa Brasil Rural, 1/12/2016

Pesquisadora da Embrapa publica artigo sobre abelhas no campo

................................

Correio Braziliense, Caderno Ciência e Saúde – 25/11/2016

Abelhas – Pesquisadores propõem estratégias de proteção

Insetos polinizadores entram com força nas discussões sobre preservação do meio ambiente por força nas discussões sobre preservação do meio ambiente. Estudo sugere dez políticas públicas para proteção de animais polinizadores, especialmente as abelhas.

................................

Correio Braziliense, Caderno Ciência e Saúde – 21/9/2016

Estação de quarentena para plantas impede
entrada de pragas nas plantações

O trabalho evitou prejuízo de bilhões de reais, revela estudo conduzido pela Embrapa

................................

TV NBR, Programa Jornal NBR – 16/8/2016

Embrapa desenvolve tecnologia que diminui
utilização de agrotóxicos em plantações

REPÓRTER NBR - 16.08.16: Embrapa desenvolve armadilha para monitorar percevejos que destroem lavouras de soja e arroz. Tecnologia permite a diminuição do uso de agrotóxicos.

................................

Revista Globo Rural, Editora Globo – 22/7/2016, por Raphael Salomão (SP)

Embrapa quer incluir raças comerciais no banco genético animal

Intenção é preservar a variabilidade conservando material
de referência para o melhoramento do rebanho bovino.

 

................................

Programa A Voz do Brasil, EBC Notícias – Publicado em 17/3/2016

Voz do Brasil entrevista o Pesquisador Alexandre Caetano

................................

Programa Cidadania, TV Senado – Publicado em 21/3/2016

A biocnologia empregada no combate ao Aedes aegypti

A convidada deste Cidadania é Rose Monnerat, pesquisadora da Embrapa. O tema é a evolução e o estágio das pesquisas na área de bioinseticidas, principalmente para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika.
 

................................

Programa Fantástico, Rede Globo – Edição do dia 14/02/2016

'Jornada da Vida' visita 'Arca de Noé'
das plantas com sementes do mundo

Cientistas criaram depósito com sementes do mundo para assegurar futuro do planeta no caso de catástrofes. Sônia Bridi e Paulo Zero foram ao local.

................................

Falaram de nós – Biodiversité

Les insectes pollinisateurs, facteur le plus
déterminant des rendements agricoles

Le Monde.fr | 25.01.2016 à 12h10 • Mis à jour le 25.01.2016 à 16h53 | Par Martine Valo

................................

Rádio CBN entrevista Dr. Elíbio Rech

Rádio CBN, 20/2/2015

 

 

Confiram no link (http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-brasil/CBN-BRASIL.htm) a entrevista do Dr. Elibio Rech para o colunista Carlos Alberto Sardenberg da CBN. O assunto é a utilização de plantas geneticamente modificadas de soja como biofábricas para produção da proteína cianovirina no combate a AIDS. A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e a UnB, é tema de artigo na edição atual da revista Science (seção Editors Choice).

 

Banco genético vai reunir amostras de espécies do Brasil e do exterior

Rede Globo, 01/11/2014

O Jornal Nacional de sábado, dia 01/11/2014, trouxe a matéria "Banco genético vai reunir amostras de espécies do Brasil e do exterior". A chamada dizia que "A ‘arca da Embrapa', como vem sendo chamada, fica em Brasília, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O projeto vai dar uma ‘ajudinha" à natureza, caso seja necessário. (Clique para assistir)

 

Embrapa desenvolve teia artificial

Rede Globo, 13/8/2014

Pesquisa da nossa Unidade para produção de teias sintéticas de aranhas em laboratório foi o tema de Bom dia DF, da TV Globo no dia 13 de agosto de 2014. A matéria traz entrevistas com os nossos pesquisadores Elibio Rech e Luciano Paulino. (Clique para assistir)

 

Banco Genético da Embrapa na Band

TV Bandeirantes, 24/4/2014

O Banco Genético da Embrapa, inaugurado na nossa Unidade no dia 24 de abril de 2014, foi tema de matéria veiculada pela TV Band nos dias 8 e 9 maio. A matéria, que conta com entrevistas do nosso Chefe-Geral, Mauro Carneiro, e do pesquisador Juliano Pádua, está disponível no canal da nossa Unidade no YouTube. (Clique para assistir)

 

Teias de laboratório

Revista Ciência | Biotecnologia – fevereiro de 2014


Divulgação/NCO

As pesquisas da nossa Unidade com fibras sintéticas que mimetizam fios de aranhas em laboratório, coordenadas pelo pesquisador Elibio Rech, são tema de reportagem da 216ª edição da Revista Pesquisa FAPESP, de fevereiro de 2014. (Leia a matéria em pdf)

 

Feijão brasileiro vai para Banco Global de Sementes

Jornal O Globo | Recursos Genéticos – fevereiro de 2014


Divulgação/NCO

O envio das sementes de feijão para o Banco Global de Sementes de Svalbard, na Noruega, organizado em parceria entre a nossa Unidade e a Embrapa Arroz e Feijão foi tema de noticia do jornal O Globo em 17 de fevereiro de 2014. (Leia a matéria em pdf)

 

Clonagem Animal - A caminho do normal?

Programa X:enius – ARTE (veiculado em 09/12/2013)

Matéria produzida pela TV franco-alemã ARTE sobre as pesquisas de conservação e biotecnologia animal desenvolvidas na nossa Unidade. As filmagens foram realizadas em 2013 nos laboratórios da Unidade e no Campo Experimental Fazenda Sucupira e conta com entrevistas dos pesquisadores Alexandre Floriani e Margot Dode. A matéria foi exibida no programa X:enius, que compõe a grade da emissora. A Arte (Association Relative à la Télévision Européenne), rede de televisão franco-alemã que procura promover programação de qualidade sobre o mundo das artes e da cultura. (Clique para assistir)

 

Maior banco de sementes do Brasil e da América Latina funciona no Distrito Federal

Programa DF TV – Rede Globo (veiculado em 15/7/2013)

Matéria do jornal DF-TV, da Rede Globo de Televisão, destaca o maior banco genético da América Latina, localizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades de excelência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -- Embrapa. O Banco Genético da Embrapa possui um acervo de mais de 100.000 amostras de recursos genéticos de espécies vegetais e animais. (Clique para assistir)

 

Agriculture: Feeding the future

Revista Nature | Recursos Genéticos – julho de 2013


Divulgação/NCO

A revista Nature, renomada publicação científica internacional, publicou nesta quinta-feira, dia 04/07/2013, artigo com comentário sobre a importância dos recursos genéticos armazenados nos bancos de germoplasma do mundo inteiro para alimentar a humanidade. (Leia a matéria em pdf)

 

Embrapa abre nova fronteira para sementes transgênicas

Jornal Valor Econômico | Agronegócio – Biotecnologia – 22/5/2013


Divulgação/NCO

A Embrapa patenteou duas tecnologias que podem abrir uma nova fronteira para o desenvolvimento de plantas transgênicas resistentes a doenças, mas produtivas e com tolerância à seca. Uma delas proteínas transgênicas no fruto, o que pode ajudar a quebrar a resistência dos consumidores aos organismos geneticamente modificados na alimentação. [Continue lendo] Matérias vinculadas:

 

Revista XXI, ciência para a vida destaca pesquisas da Unidade

Revista XXI | Melhoramento genético – abril de 2013


Divulgação/NCO

A revista XXI, editada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apresenta matéria especial sobre genômica e destaca diversos projetos da Embrapa Recursos Genéticos, em especial as pesquisas relacionadas ao melhoramento de espécies vegetais e animais. A matéria foi coordenada pela jornalista Fernanda Diniz, do Núcleo de Comunicação Organizacional da Unidade. (Leia a matéria em pdf)

 

Medicamento anti-HIV é obtido de soja transgênica

Revista Ciência Fapesp | Tecnologia – Biotecnologia – abril de 2013


Divulgação/Secom

O uso milenar de plantas para aliviar doenças ganha outras formas sob o domínio da biotecnologia. Dezenas de experimentos em todo o mundo, em empresas ou instituições acadêmicas, utilizam técnicas de inserção de genes em genomas de plantas que possam codificar enzimas de interesse farmacológico.

 

Pesquisadores da Embrapa e UFRJ desenvolvem planta com tolerância à seca

Agência Brasil | Pesquisa e Inovação – abril de 2013


Divulgação/Secom

Brasília – Um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pode ser a solução para os estragos causados pela estiagem nas lavouras. Pesquisadores descobriram no café o gene CAHB12, com tolerância à seca. [Visite a matéria na íntegra]

 

Ciência a serviço da sociedade

Folha da Embrapa | Inovação – abril de 2013


Divulgação/Secom

Impressionados com a capacidade dos fios produzidos pelas aranhas, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Butantan se uniram para estudar o genoma desses animais e conhecer melhor os genes responsáveis pela força e flexibilidade de suas teias. (Páginas 11 e 12) [Continue lendo]

 

Meio Ambiente por Inteiro – Importância e função dos insetos

Programa Meio Ambiente por Inteiro – TV Justiça (veiculado em 23/2/2013)

Entomologia é a ciência que se dedica ao estudo dos insetos, a maior classe do reino animal. Estima-se que existam de cinco a dez milhões de espécies diferentes de insetos, destas, quase um milhão já foi catalogada. (Clique para assistir)

 

Embrapa completa 40 anos com pesquisas que revolucionaram a agricultura brasileira

G1 Paraná – RPC TV (veiculado em 15/2/2013)

Presidente da Embrapa, Maurício Lopes, fala à TV RPC do Paraná sobre as conquistas da empresa em seus 40 anos de atividade em favor da Agricultura brasileira e os desafios para os próximos anos. (Clique para assistir)

 

"A medicina do futuro terá como base os transgênicos"

O Globo | Destaque – 8 de fevereiro de 2013


Foto: Claudio Bezerra/NCO

Na unidade de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa, Elibio Rech coordena mais do que pesquisas de produtos transgênicos para a agricultura, e até a prevenção da Aids está na pauta. Árduo defensor dos transgênicos, Rech acredita que a medicina pode se beneficiar muito da biogenética, por reduzir os custos e tempo de fabricação de remédios. Ele diz que este é um caminho sem volta. [Continue lendo]

 

Organizações como OMS e FAO não veem riscos em transgênicos que entraram na cadeia alimentar

BBC Brasil | Destaque – 8 de fevereiro de 2013


Foto: Claudio Bezerra/NCO

Embrapa distribuirá feijão transgênico a produtores. Os alimentos geneticamente modificados disponíveis no mercado internacional não representam um risco à saúde maior do que o apresentado por alimentos obtidos através de técnicas tradicionais de cruzamento agrícola. [Continue lendo]

 

Brasil é tema de número especial em enciclopédia histórica do Le Monde

Rede France Internacional | Jornal Le Monde – 14 de janeiro de 2013


Foto: www.lemonde.fr

A boa fase da economia brasileira levou o jornal francês Le Monde a dedicar um dos números de sua enciclopédia de história contemporânea ao país latino-americano. Intitulada "Brasil, epopeia de uma potência emergente", o fascículo mostra como, desde o início dos anos 2000, os brasileiros ganharam espaço no cenário mundial, mas também aponta as fraquezas da nação. [Continue lendo]

 

Revista Encontro do Correio Braziliense faz homenagem ao pesquisador Dario Grattapaglia

Correio Braziliense | Revista Encontro – janeiro/2013


Foto: Revista Encontro

Se depender da determinação de Grattapaglia, boa parte da reserva florestal brasileira estará preservada para as futuras gerações. Ele acaba de ser eleito titular da Academia Brasileira de Ciências. Italiano de nascimento, brasileiro por adoção, brasiliense por afinidade. Dario Grattapaglia é um daqueles cientistas que deixam sua marca em benefício do próximo. [Continue lendo]

 

De grão em grão

Vejinha Brasília | Destaque – 4 novembro de 2012


Clique na imagem para visualizar.

A edição da revista Vejinha Brasília desta semana traz uma matéria sobre o pesquisador Francisco Aragão, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF). "Pioneiro no estudo de plantas transgênicas no Brasil, o cientista Francisco Aragão enfrentou uma árdua batalha para produzir alimentos geneticamente modificados - que hoje estão presentes em todas as mesas do País", diz a chamada da matéria. [Continue lendo]

 

Sementes brasileiras armazenadas na Noruega garantirão segurança alimentar de futuras gerações

Programa Redação – Canal TV-NBR, nacional (veiculado em 30/10/2012)

Um projeto de preservação da vida vegetal no Arquipélago Norueguês de Svalbard guarda amostras dos quatro cantos do mundo, inclusive do Brasil. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) enviou para lá sementes de milho e arroz, que estão armazenadas a uma temperatura de menos 20 graus. (Clique para assistir)

 

Feiras indígenas promovem a preservação de sementes e mudas

Programa Globo Rural – Canal TV Globo, nacional (veiculado em 21/10/2012)

As feiras de sementes, realizadas por tribos indígenas da etnia Caiapó, incentivam a troca e a disseminação de sementes úteis, algumas raras. A feira é realizada em meio a festas e danças em um dos maiores territórios indígenas. (Clique para assistir)

 

Brasil encaminha sementes para maior banco de armazenamento do mundo

Programa NBR Notícias – TV do Governo Federal, nacional (Youtube, 19/10/2012)

Por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil encaminhou ao banco da Noruega 264 amostras de milho e 540 de arroz. A TV NBR foi conhecer o maior banco de sementes do Brasil e da América Latina e um dos maiores do mundo, com mais de 120 mil amostras de cerca de 600 espécies. (Clique para assistir)

 

Alimentos que curam

Jornal O Globo | Caderno Saúde – 26 de agosto de 2012


Clique na imagem para visualizar.

Abóbora contra a diabetes, pitanga roxa para combater o câncer, alface enriquecida com ácido fólico e alho para reduzir o colesterol. Isso sem contar a melancia, que começa a ser estudada, pois há evidências de que tem substâncias úteis contra a hipertensão arterial. Toda esta safra de novos alimentos está em desenvolvimento em diversos segmentos da Embrapa e pode chegar à mesa do consumidor nos próximos anos. Ao natural ou em cápsulas. [Veja a matéria na íntegra]

 

Cheiro do campo

Jornal O Globo | Especial – Caderno Planeta Terra – 26 de junho de 2012


divulgação/NCO

Matéria destaca o projeto desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com universidades públicas com o objetivo de montar banco de dados com informações sobre extratos, classificação botânica, análise química e avaliação sensorial dessas espécies. O resultado poderá ser usado por empresas no futuro para a produção de fragrâncias. A matéria traz também entrevista com o pesquisador da nossa Unidade, Roberto Fontes Vieira. [Continue lendo]

 

Embrapa lidera as conquistas de produtividade

Valor Econômico - SP | Especial – Inovação – junho/2012


divulgação/NCO

Graças a uma revolução silenciosa, processada nos laboratórios de pesquisa agropecuária, o Brasil vem produzindo cada vez mais alimentos em áreas proporcionalmente menores. Esses experimentos, com forte contribuição da biotecnologia, multiplicaram a produtividade agrícola, reduzindo a demanda por novas áreas. [Continue lendo]

 

Programa Agenda Econômica da TV Senado entrevista Dr. Mauro Carneiro

Programa Agenda Econômica – Canal TV Senado, nacional (Youtube, 13/4/2012)

O programa Agenda Econômica da TV Senado entrevista o Dr. Mauro Carneiro, Chefe da Unidade, e faz um balanço sobre a pesquisa agropecuária no Brasil, em especial sobre a área de Recursos Genéticos, escopo de atuação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. (Clique para assistir)

 

Dia de Campo na TV – Feijão Transgênico

Programa Dia de Campo na TV – Videoteca Embrapa jan/2012

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Arroz e Feijão desenvolveram variedades transgênicas de feijão resistentes ao vírus do mosaico dourado, considerado o pior inimigo dessa cultura no Brasil e na América do Sul. No Brasil, essa doença está presente em todas as regiões produtoras e, ao atingir a plantação ainda na fase inicial, pode causar perdas de até 100% na produção. (Clique para assistir)

 

Armadilhas biológicas

Revista Fapesp, São Paulo, novembro/2011


divulgação/Pesquisa Fapesp

Sinalizadores químicos que servem de comunicação entre indivíduos da mesma espécie, os feromônios são usados pelos insetos na atração de parceiros para o acasalamento, demarcação de território ou mesmo como alerta em situação de perigo. Quando sintetizados, podem ser aplicados em armadilhas no campo para capturar insetos com diferentes objetivos, como identificação, monitoramento populacional ou ainda controle populacional. Leia mais: [Internet]; [PDF]

 

Embrapa ganha musculatura na rota da internacionalização

Valor Especial, Seção Agronegócio, Circulação Nacional, junho/2011 por Lauro Veiga Filho


divulgação/NCO

Empresa mantém 78 acordos bilaterais com 56 países e 89 instituições para desenvolver projetos conjuntos – Em meio a uma "revolução científica e tecnológica", que desloca o eixo do poder mundial "para o domínio do conhecimento e da informação, conforme diz Maurício Antônio Lopes, diretor-executivo de pesquisa e desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a estatal – que comandou o salto pela agricultura e pecuária em quase quatro décadas – se prepara para enfrentar os desafios da crescente demanda mundial por alimentos, matérias primas e exigências de sustentabilidade de processos de produção.
por Lauro Veiga Filho. [Veja a matéria na Internet]