Relações Institucionais e Governamentais

Imagem de sessão no Senado Federal

Relações Institucionais e Governamentais (RIG) têm como objetivo possibilitar que as organizações construam e fortaleçam os relacionamentos com o Estado e com a sociedade, permitindo que as instituições públicas e privadas participem de diversos fóruns de discussão perante a sociedade civil, setor produtivo e as autoridades públicas, expandindo o diálogo, o relacionamento e sua participação, contribuição e influência nas decisões sobre os temas de seu interesse. Na Embrapa, sob coordenação da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire), a área de relações institucionais e governamentais tem como objetivo fortalecer a articulação político-institucional com os poderes Executivo e Legislativo e com as entidades de representação de setores da pesquisa, desenvolvimento e inovação agropecuária.

 

Atuação

Coordenada pela Gerência de Relações Institucionais e Governamentais (GRIG), a atuação é focada na gestão do relacionamento institucional e governamental da Embrapa com segmentos da sociedade por meio de suas representações institucionais: Poder Executivo, Poder Legislativo e entidades de representação. As linhas de atuação das Relações Institucionais da Embrapa são:

Políticas públicas, programas e planos de governo

Evidências científicas são consideradas um recurso valioso para o legislativo e o executivo operarem e decidirem sobre o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Como empresa pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a Embrapa promove e apoia a formulação, o aprimoramento e a implementação de políticas públicas sobre temas de interesse da agropecuária nacional.

Fortalecimento da imagem institucional

Aportar conhecimento, baseado na ciência, e estabelecer processos permanentes de interação com o poder público e com a sociedade melhora a confiança na capacidade de geração de valor da Empresa e, consequentemente, sua imagem institucional. A gestão do relacionamento institucional permite observar os desafios e as oportunidades no ambiente externo e garantir uma atuação eficaz no ambiente externo, valorizando os resultados conquistados pela pesquisa agropecuária.

Orçamento

A Embrapa dialoga com o Poder Executivo e com o Poder Legislativo, acompanhando os processos de definição do orçamento público para garantir os recursos necessários para o financiamento da pesquisa e inovação pública.

Relatório de execução de emendas parlamentares.

Riscos Institucionais

A análise de cenários e o monitoramento de fatores externos que possam impactar positivamente ou negativamente a missão da Embrapa é um dos pilares da gestão do relacionamento institucional. A Empresa desenvolve processos de monitoramento e ação para resposta a possíveis eventos que possam impactar a imagem institucional e a geração de valor para a sociedade.

Redes e parcerias

O mundo dinâmico e competitivo, com desafios de maior complexidade, necessita de atores capazes de pensar e agir de forma mais abrangente. Parceria, cooperação e relacionamento são condições essenciais para a superação desses desafios e para a geração de oportunidades concretas de formulação de projetos e execução de ações que apoiam as políticas públicas. Com isso, o sistema de inovação se torna mais dinâmico. Ao integrar redes e consolidar parcerias, a Embrapa atua em grande sinergia com os demais agentes da sociedades na construção e consolidação de mecanismos institucionais que possibilitam a superação de desafios, presentes e futuros.

Notícias sobre relações institucionais Notícias sobre relações institucionais

Presidente da Embrapa apresenta perspectivas da pesquisa agropecuária a lideranças do setor privado na Bahia

Embrapa recebe reconhecimento da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

Pesquisador da Embrapa destaca investimento em tecnologia e políticas de inclusão para equidade no campo

Nova gestão da Embrapa Gado de Leite apresenta linha de trabalho com foco no setor produtivo

Fórum Brasil-China destaca biotecnologia para garantir a sustentabilidade