Núcleo de Produção Florestal

Pesquisadores do Núcleo de Produção Florestal (NPF) da Embrapa Rondônia trabalham com silvicultura comercial de espécies florestais de rápido crescimento, incluindo sistemas agroflorestais, ecologia e manejo de florestas nativas, e ainda ferramentas da extensão para promover a comunicação e educação ambiental no meio rural ligando os temas agro e florestal.
 
Como desafios econômicos para o Estado de Rondônia é requerido o desenvolvimento de atividades produtivas em conciliação com a missão de conservar e proteger seus ecossistemas. A contribuição do NPF nesse aspecto é gerar alternativas tecnológicas para subsidiar produtores, tomadores de decisão e apoiar políticas públicas para fortalecer o setor florestal local.
 
Desta forma, a pesquisa florestal da Embrapa em Rondônia tem gerado informação sobre o desempenho de espécies arbóreas nativas e exóticas indicadas para reflorestamentos puros e mistos; planejamento e monitoramento da recuperação de áreas abandonadas devido à atividade pecuária; monitoramento da dinâmica de crescimento da floresta nativa; fenologia de espécies da flora regional de uso madeireiro e não madeireiro; materiais didáticos e de mídia para a disseminação de boas práticas de manejo de espécies florestais de alto valor de mercado.
 
Como tecnologias consolidadas, a quebra de dormência de sementes de espécies nativas como a bandarra (Schizolobium parahyba var. amazonicum) e a exótica teca (Tectona grandis), e a recomendação de clones de eucalipto apropriados para a formação de florestas pelas técnicas de plantio puro ou integrado (integração Lavoura-Pecuária-Floresta), são destaque da última década de pesquisa do NPF.
 
Coordenador: 
Henrique Nery Cipriani
 
Membros:

Abadio Hermes Vieira

Marília Locatelli

Vânia Beatriz Vasconcelos Oliveira

Lúcia Helena de Oliveira Wadt

Denis César Cararo
 
 
Apoio à Pesquisa Florestal:
Anderson Groeff - Campo Experimental de Vilhena
João Maria Diocleciano - Campo Experimental de Outro Preto do Oeste
Paulo Marcante – Campo Experimental de Porto Velho