Transferência de Tecnologia

A Transferência de Tecnologia concentra esforços para fazer com que os resultados gerados pela Embrapa alcancem o setor produtivo e beneficiem a sociedade brasileira. Nossa atuação se dá pela prospecção de demandas e com atividades que contribuem para a inovação tecnológica nos diversos segmentos do meio rural. Para tanto, buscamos a gestão integrada do conhecimento, por meio de parcerias com empresas, organizações e instituições públicas ou privadas.

Café
  • Lançamento da cultivar BRS Ouro Preto
A Conilon BRS Ouro Preto é uma cultivar clonal, composta de 15 clones com ciclo de maturação intermediária. É a primeira cultivar recomendada para o estado de Rondônia, a primeira lançada pela Embrapa no Brasil. Também é a primeira variedade de Coffea canephora protegida no país. Apresenta potencial de produtividade de 70 sacas beneficiadas por hectare em lavouras de sequeiro. A Conilon BRS Ouro Preto tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social de mais de 40 mil pequenas propriedades rurais cafeicultoras no estado.
 
  • Credenciamento de viveiristas para comercializarem a Conilon BRS Ouro Preto
A Embrapa habilitou sete viveiristas para multiplicarem e comercializarem mudas da Conilon BRS Ouro Preto.
  • Implantação de unidades de observação da Conilon BRS Ouro Preto
A  Embrapa, em parceria com a ONG Idesam está implantando unidades de observação da Conilon BRS Ouro Preto para avaliar o seu desempenho em Apuí, no estado do Amazonas. 
 
Leite
  • Recuperação de pastagens
Parceria com a Prefeitura Municipal de Machadinho d'Oeste para manejo e recuperação de pastagens, em área de produtores familiares de leite. É uma iniciativa do Projeto Arco Verde, que visa promover o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia.
 
Soja
  • Fomento de negócios
Implantação de áreas e unidades demonstrativas visando a promoção comercial de cultivares de soja da Embrapa. Parceria com sementeiros credenciados da Embrapa.