Satélites de Monitoramento

A tecnologia "Satélites de Monitoramento" busca contribuir na disseminação de informações geoespaciais por meio de dados e informações técnicas sobre os principais satélites e sistemas sensores remotos utilizados em agricultura e ambiente. 

Os satélites de monitoramento dinamizaram estudos em diferentes áreas, revolucionando a forma com que a sociedade passou a buscar informações a respeito de seu território. Imagens de sensoriamento remoto podem informar sobre ambientes próximos e distantes, sendo uma das grandes contribuições da tecnologia moderna para o conhecimento das paisagens de nosso planeta.

O lançamento e a utilização dos satélites de monitoramento ocorreram a partir da evolução de vários ramos científicos. Trata-se de um tema multidisciplinar que agrega inovações de amplas áreas do conhecimento, incluindo os domínios da física, química, eletrônica, telecomunicações, ciências da computação, ciências da terra, entre outras. Sua aplicação em projetos educacionais vem sendo ampliada durante os últimos anos no Brasil, sobretudo após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo MEC, no final da década de 90, que insere o eixo de discussão ambiental como um dos temas transversais.

Graças ao esforço conjunto de instituições de pesquisa e ensino, a tecnologia necessária para implantação de sistemas sensores orbitais tem evoluído rapidamente. Metodologias eficazes para extração de informações, derivadas desses produtos, também têm sido desenvolvidas, assim como a democratização desse conhecimento acumulado vem sendo transferido aos estabelecimentos de ensino em vários níveis, principalmente a partir da formulação de projetos em educação e meio ambiente.

Com o objetivo de cooperar para a disseminação do conhecimento na área de geotecnologias e devido ao grande número de satélites voltados ao estudo do meio ambiente com características e aptidões distintas, idealizou-se o material didático apresentado neste ambiente.

A tecnologia "Satélites de Monitoramento" apresenta textos, figuras, tabelas e mapas que ilustram, a partir de uma interface de fácil acesso, os principais instrumentos de sensoriamento remoto que contribuem para o conhecimento dos diferentes aspectos da agricultura e do meio ambiente do Brasil.

A última atualização desta base de dados ocorreu em dezembro de 2018.