Comunicado

O Conselho de Administração (Consad) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, em consonância com as atribuições que lhe são conferidas, informa que foi pauta da sua 161ª Reunião Ordinária, de 29.08.2018, uma síntese do processo de seleção para o cargo de Presidente da Embrapa, cujas inscrições, exclusivamente por meio do endereço eletrônico: sge.selecao@embrapa.br, encerraram-se na última segunda-feira, 27.08.2018.

Foram inscritos 16 candidatos, sendo 10 empregados da Embrapa (três se encontram cedidos*) e seis candidatos externos.

Empregados da Embrapa (ordem alfabética): André Nepomuceno DusiCleber Oliveira Soares, Dirceu João Duarte Talamini, Eduardo Delgado Assad, Elisio Contini, Francisco José Becker Reifschneider, Gilberto Silber Schmidt, José Amauri Buso, Mauro Carneiro e Miguel Ivan Lacerda de Oliveira.

Dos candidatos externos, dois são empregados aposentados*: Altemir Gregolin, Dante Daniel Giacomelli Scolari*, Francisco Graziano Neto, José Carlos Vaz, Luís Carlos Guedes Pinto e Sebastião Barbosa*.

O Consad instituiu a seguinte Comissão de Apoio: Ricardo da Cunha Cavalcanti Júnior - Coordenador, Eliana Maria Martins Ferreira, Mirian Therezinha Souza da Eira e Emerson De Stefani. Os dois primeiros são indicados pelo Mapa e os demais pela Embrapa.

Na reunião do Consad, prevista para a segunda semana de setembro, e estando regular a documentação, o Conselho realizará a análise curricular e a análise prévia de compatibilidade de que trata o inciso I do art. 22 do Decreto nº 8.945, de 2016, subsidiado pela Comissão de Apoio.

A seguir, o Conselho realizará entrevista em Brasília, DF, com até três candidatos pré-selecionados, no período a ser definido e divulgado no site da Embrapa.

O candidato melhor avaliado pelo Consad será submetido para fins de aprovação prévia da Casa Civil da Presidência da República, nos termos do art. 10 da Lei nº 13.303/2016 e art. 22, inciso II do Decreto nº 8.945/2016.

Após o retorno da Casa Civil com a aprovação prévia, será procedida a avaliação pelo Comitê de Elegibilidade da Embrapa, que opinará sobre o preenchimento dos requisitos e a ausência de vedações para a indicação de nomes para o cargo de Presidente, na forma do inciso I do caput do art. 21 do Decreto nº 8.945/2016.

Caso a Casa Civil ou o Comitê de Elegibilidade indique não conformidade ao processo, o nome do segundo colocado na avaliação do Conselho será submetido a essas instâncias.

O Conselho de Administração da Embrapa prevê que até 15 de outubro de 2018 será divulgado o selecionado para ocupar o cargo de Presidente da Embrapa.

Brasília, DF, 29 de agosto de 2018.

Conselho de Administração (Consad) da Embrapa

Sobre o processo

O processo de seleção para presidente da Embrapa foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 08/08/2018 . O período de inscrição foi de 20 dias a partir da publicação no DOU - de 08 a 27 de agosto de 2018.

O processo seletivo foi aprovado pelo Conselho de Administração da Embrapa (Consad) em 25 de julho de 2018 por meio da Resolução do Consad nº 174, publicada no Boletim de Comunicações Administrativas (BCA nº 40) da Embrapa de 1º de agosto de 2018.

Inscrições

Qualquer profissional, inclusive empregado da Embrapa, que atenda aos critérios estabelecidos no artigo 54 do Decreto 8.945/2016 poderá se inscrever. A escolha será feita com base na análise do currículo do candidato, que deve demonstrar a compatibilidade da formação acadêmica e/ou experiência profissional com o perfil necessário para o cargo.

A Coordenadoria de Gestão Interna e Apoio aos Colegiados da Secretaria Geral da Embrapa – SGE/CIC receberá inscrição e documentação dos candidatos no período de 08/08/2018 a 27/08/2018, exclusivamente por meio do endereço eletrônico: sge.selecao@embrapa.br

Ao encaminhar a inscrição, o candidato deverá indicar o cargo para o qual concorre, bem como descrever no texto da correspondência eletrônica os motivos pelos quais está se candidatando à vaga, e deverá anexar os arquivos eletrônicos em formato pdf, contendo: 

a) currículo sumarizado indicando o seu conhecimento na área para a qual é candidato, em até 4 páginas, em letra padrão “arial”, tamanho 12, e link para o Currículo Lattes; 

b) preenchimento do Formulário B – Empresa estatal com receita operacional bruta inferior a R$ 90 milhões, constante no endereço eletrônico http://www.planejamento.gov.br/assuntos/empresas-estatais/publicacoes; e 

c) apresentação dos documentos digitalizados exigidos no item D do Formulário B – Empresa estatal com receita operacional bruta inferior a RS 90 milhões, por meio de cópia autenticada, de forma a comprovar: (i) a formação acadêmica mais aderente ao cargo de administrador da empresa (cópia do diploma de graduação, cópia de certificado de pós-graduação); (ii) experiência mais aderente ao cargo de administrador (ato de nomeação e de exoneração, se houver, declaração da empresa órgão e registro na carteira de trabalho) e; (iii) notório conhecimento compatível para o cargo de presidente da Embrapa (diploma de mestrado ou doutorado, publicações acadêmicas e experiências, dentre outros). 

Os documentos descritos acima, juntamente com a cópia da correspondência eletrônica da inscrição, devem ser postados até o último dia da inscrição, via Sedex, à Coordenadoria de Gestão Interna e Apoio aos Colegiados – SGE/CIC, Edifício Sede da Embrapa, sala 104, no Parque Estação Biológica - PqEB, s/nº, Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901, indicando no envelope o assunto “Processo Seletivo”.

Documentos Normativos

  • Lei n° 13.303/2016 – Lei das Estatais;
  • Decreto n° 8.945/2016 – que regulamenta a Lei das Estatais;
  • Edital do processo seletivo publicado no Diário Oficial da União;
  • Resolução do Consad n° 174;
  • Resolução Normativa nº 8, de 17 de julho de 2017, publicada no BCA n° 31/2017 – trata do uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
  • Estatuto da Embrapa;
  • Lei nº 6.404/1976;
  • Formulário B – Empresa estatal com receita operacional bruta inferior a R$ 90 milhões.

Documentos Estratégicos

  • Documento Visão 2014-2034;
  • VI PDE.

 

Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato pelo e-mail: sge.selecao@embrapa.br