Notícias

07/11/19 |   Agricultura familiar  Biodiversidade  Comunicação  Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Semiárido Show traz programação com foco no desenvolvimento regional sustentável

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 19 e 22 de novembro acontece a oitava edição do Semiárido Show, maior evento de inovação tecnológica para a agropecuária dependente de chuva do Nordeste. A iniciativa busca levar aos produtores e empreendedores da região as principais pesquisas e inovações com foco no desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro. O evento é promovido pela Embrapa, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), e acontece em uma área de 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina-PE.

Com o tema “Dinâmicas de Desenvolvimento Regional e Inovação”, a feira traz uma programação intensa e diversificada, que envolve mais de 70 oportunidades de capacitações entre minicursos, palestras, oficinas, seminários e Dias de Campo, tudo gratuito e aberto ao público. Entre os temas que serão abordados estão os sistemas de cultivo para o Semiárido, tecnologias de captação de água e irrigação, criação animal (galinha, caprinos e ovinos), modelos para a exploração sustentável da Caatinga, manejo e conservação dos solos e apresentação de novas cultivares.

Nas Unidades Demonstrativas estarão expostos os materiais de campo da Embrapa e de parceiros, com destaques para as forrageiras, espécies de plantas que podem ser utilizadas para alimentação de rebanhos. Ainda no campo, os visitantes terão a oportunidade de conferir cultivos como o algodão, feijão, milho, gergelim, sisal, amendoim, sorgo, macaxeira, mamona, além de técnicas para armazenamento e gestão da água e modelos de iLPF.

De acordo com o Chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, este é um evento de grande importância, pois torna possível a milhares de pessoas o acesso as informações geradas pela Embrapa e instituições parceiras, contribuindo com o dinamismo, produtividade e sustentabilidade da atividade agropecuária na região.

“Temos espaços planejados para permitir o máximo de intercâmbio de conhecimentos, com estandes, auditórios e áreas de exposição que divulgam e dão visibilidade a produtos e serviços locais, ampliando as oportunidades de parcerias e de fortalecimento de mercados para o semiárido”, explica o gestor.

A organização estima a participação de 15 mil pessoas no evento, entre agricultores, estudantes, empresários, pesquisadores, agentes de assistência técnica, extensão rural e demais interessados. Também são aguardadas mais de 100 caravanas provenientes de vários estados do Nordeste, e participação internacional com comitiva de produtores e representantes de instituições de países que compõem o corredor seco, entre eles: El Salvador, Honduras, Guatemala e México.

Vila da Economia Solidária e Espaço Sabores do Sertão

Além das capacitações e treinamentos, o complexo do Semiárido Show contará com a ‘Vila da Economia Solidária’, local reservado aos empreendimentos de cooperativas e associações de agricultores familiares para expor seus produtos e serviços, além da Feira da Agrobiodiversidade, área de intercâmbio e comercialização de sementes crioulas.

Outro destaque será o ‘Espaço Sabores do Sertão’, que visa promover o uso de produtos regionais na gastronomia. Nas oficinas, serão apresentadas alternativas de uso culinário de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), com aproveitamento de espécies nativas da Caatinga, além da Manta Caprina e Ovina de Petrolina, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Leilão de animais

O público da feira também poderá conferir o leilão de animais, com a disponibilização de lotes de caprinos, ovinos e bovinos. Entre eles, está o gado Sindi da Embrapa, aguardado com muita expectativa pelos criadores com o objetivo de refrescar o sangue dos rebanhos. Destes, serão leiloados 26 animais, sendo 10 machos e 16 fêmeas, com lances iniciais que variam de R$ 1.500 a R$ 2.600 por animal. Confira o edital completo aqui.

A programação e outras informações sobre o Semiárido Show estão disponíveis no site www.embrapa.br/semiarido-show.

Apoio

Apoiam o Semiárido Show as seguintes Instituições: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Ministério da Cidadania; Ministério do Desenvolvimento Regional;  Banco do Nordeste, Banco do Brasil, BNDES, IF Sertão-PE; Univasf; Ibama; Sudene; Chesf; FAO/ABC; Secretaria de Turismo e Lazer/Gov Pernambuco; Emater/Governo do Estado do Piauí; Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF)/ Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)/ Governo do Estado da Bahia; Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Projeto Bahia Produtiva; Grupo Banco Mundial; Pró Semiárido; Fida/IICA/Programa Semear Internacional; Bem Diverso/ PNUD/ Gef; Prefeitura de Petrolina; Programa Água Doce; CNA, Senai; Senar; Sebrae; Sesc; Senac; IRPAA e ASA.

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3603

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

convivencia-com-a-secasemiarido-shownordeste