História

A Embrapa Semiárido foi criada no ano de 1975, como um Centro Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com mandato de atuar no Semiárido Tropical brasileiro. Naquele momento, o cenário vigente na região era de deficiência de conhecimentos tecnológicos e de infraestrutura, sendo este um dos principais entraves para o desenvolvimento da agropecuária.
Ao longo de sua história, a Embrapa Semiárido vem executando ações de pesquisa e desenvolvimento nesse espaço, mantendo um abrangente programa de geração de conhecimentos, de tecnologias e de inovação para as áreas secas do Nordeste, com foco na sustentabilidade da agropecuária, preservação ambiental e a melhoria dos índices sociais do Semiárido brasileiro.
Devido ao seu mandato ecoregional, as ações de pesquisa contemplam uma grande diversidade de temas, com destaque para a Agroenergia, Biodiversidade, Cultivos dependentes de chuva, Diversificação da Fruticultura, Mangicultura, Olericultura, Produção Animal, Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal, Recursos Naturais, Vitivinicultura, Desenvolvimento Territorial e Transferência de Tecnologia.