Laboratório Agroambiental

O Laboratório Agroambiental da Embrapa Semiárido tem suas atividades voltadas para a análise de água com enfoque ambiental e para a irrigação. Para tanto, são analisadas amostras de água de rios, açudes, poços e efluentes, visando atender as demandas da área de pesquisa bem como prestar serviço à sociedade.

Ambientalmente, nos estudos dos ecossistemas aquáticos, são avaliados parâmetros limnológicos para entender a dinâmica e as relações intrínsecas da água com o seu local de coleta e seu entorno ou área de influência, bem como com as especificidades do clima e uso do solo.

As análises voltadas para pesquisa na agricultura são principalmente referentes à salinidade e sodicidade. Em diferentes tipos de solo e cultivos, a água utilizada, advinda de diversas fontes, é analisada e com isso avaliam-se as relações solo-água-planta e desempenho dos cultivares. Já para a irrigação, o laudo é apresentado com a classificação quanto à Salinidade (C) e Sodicidade (S), além de Graus Hidrométricos Frances para dureza. 

 

Tipos de Análise:

  •  Para estudos ambientais: pH, condutividade, temperatura, DQO,DBO, OD, sólidos totais e sedimentáveis, amônia, nitrato, nitrito, nitrogênio, fósforo total, ortofosfato, sulfato, alcalinidade, dureza, análise microbiológica, sódio, potássio, cloreto, cianeto e metais pesados.
  • Para estudos na Irrigação: cálcio, magnésio, sódio, potássio, soma bases, carbonatos, bicarbonatos, sulfatos, cloretos, soma de ánios, condutividade elétrica, dureza total, resíduo seco, resíduo mineral e sedimento.

 

Equipe:

Gilberto Vicente da Silva (Técnico)

Jacqueline Nascimento Souza (Analista)

Lucio Alberto Pereira (Pesquisador)

Paula Teresa de Souza e Silva (Pesquisadora)


Responsável:

Lucio Alberto Pereira

 

Contatos:

Telefone: (87) 3866-3742

Email: lucio.pereira@embrapa.br