A produção mundial de vinhos é caracterizada pelo histórico da vitivinicultura tradicional europeia, nos países do chamado "Velho Mundo". Mais recentemente, os países do "Novo Mundo" vieram a ampliar a geografia vitivinícola na produção de vinhos de qualidade, como é o caso dos Estados Unidos, Chile, Argentina, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Brasil, entre outros. O que é comum entre a vitivinicultura do Velho e do Novo Mundo é a característica de um ciclo da videira e uma colheita de uvas por ano.

O Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais foca em vinhos (vinho conforme definição da Organização Internacional de Uva e Vinho - OIV) obtidos de uvas produzidas em vinhedos localizados em regiões onde as temperaturas durante o ano permitem ter mais de um ciclo vegetativo por ano e uma ou mais colheitas por ano. Esta viticultura está sendo desenvolvida em regiões não tradicionais, contemplando novas latitudes na viticultura do globo, sendo singular e única em relação às regiões tradicionais do "Velho" e do "Novo Mundo".

Esta nova geografia vitivinícola está estabelecida em diversos países do mundo, incluindo: na América do Sul – Brasil, Equador, Peru e Venezuela; na Ásia – Tailândia, Índia, Indonésia, Myanmar, Vietnam e Bali; na África – Etiópia, Gabão, Quênia, Namíbia e Tanzânia; na Oceania – Polinésia Francesa.

A vitivinicultura tropical é muito particular e diversa em relação à praticada em regiões de clima temperado, e suas características são atualmente um desafio em relação à vitivinicultura tradicional. Tendo em vista este cenário, o Simpósio tem como principais objetivos promover a PD&I em nível internacional para a produção de vinhos tropicais, integrar instituições públicas e privadas para desenvolver a produção e o mercado de vinhos tropicais no mundo e estimular a interação entre os produtores de diferentes países e a cooperação internacional para o desenvolvimento da produção de vinhos tropicais.

O 5º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais – ISTW 2016 ocorrerá em Petrolina (PE, Brasil), no Vale do rio São Francisco - principal região tropical vitivinícola do Brasil. Nesta região, o clima tropical semiárido possibilita a produção de uvas e vinhos ao longo do ano, de acordo com a escolha dos produtores vitivinícolas.

O evento acontece entre os dias 19 e 21 de outubro, imediatamente antes do 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que também ocorre no Brasil.

 

 

 

 

 

Apoio:

 

Realização: