Introdução

A soja é destacadamente a principal cultura do agronegócio brasileiro, com uma produção de 114 milhões de toneladas, área cultivada de 34 milhões de hectares e produtividade média ao redor de 3,4 t/ha (Conab, 2017). O Brasil tem na soja seu principal ativo agrícola de exportações.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa é uma empresa pública cuja missão é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para sustentabilidade da agricultura, detendo diversos conhecimentos e tecnologias neste ramo, onde a Embrapa Soja, localizada em Londrina no Estado do Paraná, é referência no segmento da cadeia produtiva da soja.

O cooperativismo brasileiro é responsável por relevante parcela da produção agropecuária nacional e o desenvolvimento do setor é de importância prioritária. Para uma constante evolução é recomendável e necessária a qualificação continuada de seus agentes. A Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB representa o sistema cooperativista nacional, respeitando a sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP, como Serviço Social Autônomo, tem como objetivo legal organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional, a promoção social dos empregados de cooperativas, cooperados e de seus familiares, e o monitoramento das cooperativas em todo o território nacional.

A parceria entre Embrapa, OCB e SESCOOP representa um caminho para que os resultados gerados pela pesquisa cheguem aos profissionais responsáveis pela transmissão desses conhecimentos aos agricultores, assim como que a ampla experiência das equipes componentes dos Departamentos Técnicos das Cooperativas seja incorporada ao setor produtivo. A integração de esforços amplia a capilaridade para que conhecimentos e tecnologias produzidas possam chegar ao mercado e à sociedade.