Introdução

O cooperativismo é responsável por relevante parcela do desenvolvimento rural no Estado do Paraná. A Embrapa é uma empresa pública cuja missão é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para sustentabilidade da agricultura, e detém diversos conhecimentos e tecnologias neste ramo. 
 
O Sindicato e Organização das Cooperativas Paranaenses - Ocepar representa o sistema cooperativista paranaense, respeitando a sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP, como Serviço Social Autônomo, tem como objetivo legal organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional, a promoção social dos empregados de cooperativas, cooperados e de seus familiares, e o monitoramento das cooperativas em todo o território nacional. 
 
Sendo assim, a principal proposta na parceria entre o Sistema Ocepar e a Embrapa, é a capacitação de profissionais das ciências agrárias que, atuando como multiplicadores e interlocutores com os cooperados do setor agropecuário, propiciarão o acesso e a aplicação de novas tecnologias que levem ao desenvolvimento das atividades individuais desses beneficiários e, consequentemente, das suas cooperativas.
 
Objetivos
 
• Transferência das tecnologias geradas pela Embrapa a técnicos e produtores, visando o melhor manejo do sistema produtivo das culturas de verão.
• Atualização de técnicos das cooperativas participantes do Sistema Ocepar/Sescoop PR nas tecnologias e conhecimentos desenvolvidos pela Embrapa Soja;
• Elaboração e execução do curso de "atualização" no sistema de produção de soja para técnicos das cooperativas participantes do Sistema Ocepar/Sescoop PR; e
• Disponibilização de conteúdo técnico a ser utilizado no curso.