Foto de Alexandre Lima Nepomuceno

Chefe geral

Alexandre Lima Nepomuceno

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), doutorado em Molecular Biology and Plant Physiology - University Of Arkansas (1998) e pós-doutorado no Japan International Research Center for Agricultural Sciences - JIRCAS, Tsukuba, Japão (2000 e 2004). Desde 1990 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). É Docente Titular no curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular na Universidade Estadual de Londrina (desde 1999) e do curso de Pós-graduação em Biotecnologia Ambiental na Universidade Estadual de Maringá (desde 2012). Foi Membro Titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de 2001 a 2011. Em Agosto de 2014 foi reconduzido como membro titular na CTNBio, na vaga de Especialista em Biotecnologia indicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atualmente é o Presidente Substituto da CTNBio. De Set2011 a Set2013 coordenou o Programa LABEX US em Plant Biotechnology localizado no ARS/USDA Plant Gene Expression Center, em Albany, California, USA. Na EMBRAPA é Presidente do Portfólio de Biotecnologia Avançada aplicada ao Agronegócio (BioTecAgro). É Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Sintética (INCT-BioSyn). É membro Titular do Comitê Assessor do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia - CBAB. Desde abril 2018 representa o Brasil, que participa como convidado, nas reuniões da OECD nos grupos de discussão: Safety of Novel Foods and Feeds (WG-SNFF) e Harmonisation of Regulatory Oversight in Biotechnology (WG-HROB). Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal, Biologia Molecular, Engenharia Genética e Edição de Genomas (sistemas CRISPR), Tolerância à Seca, obtenção e caracterização de Plantas Geneticamente Modificadas e Biossegurança de OGMs.

Currículo Lattes


Foto de Alvadi Antônio Balbinot Junior

Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Alvadi Antônio Balbinot Junior

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1999), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007). Foi pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) por oito anos e chefe da Estação Experimental de Canoinhas por três anos. Também atuou como professor no curso de Agronomia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Medicina Veterinária da Universidade do Contestado (UnC). Atualmente é Pesquisador "A" da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA SOJA), atuando como Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia. Tem desenvolvido projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia em parceria com cooperativas agropecuárias, universidades e empresas privadas de insumos e máquinas agrícolas. É membro do Comitê de Publicações, do Comitê Técnico Interno e do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Embrapa Soja. É revisor de 20 periódicos científicos nacionais e internacionais e analisa projetos para o CNPq e Embrapa. É bolsista de produtividade nível 1D do CNPq. Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em manejo das culturas de soja e milho; integração lavoura-pecuária; diversificação de modelos de produção e transferência de tecnologia.

Currículo Lattes


Foto de Carina Gomes Rufino

Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia

Carina Gomes Rufino

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2010). Graduou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1998). É analista de comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando na gerência de comunicação da Embrapa Soja, em Londrina, PR. Foi professora associada do curso de pós-graduação em Comunicação Empresarial e Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, com ênfase em planejamento e estratégia, gestão da reputação, comunicação e sustentabilidade, comunicação internacional, assessoria de imprensa e gestão de crises. Mais recentemente, vem se dedicando ao tema Estratégia de inovação, pensamento criativo e organizações centradas no cliente. Na Embrapa, é líder do projeto ?Comunicação estratégica para a sustentabilidade da soja nos sistemas produtivos no Brasil?. Já liderou vários projetos de comunicação em âmbito nacional e internacional, tendo também participação em projetos de pesquisa e transferência de tecnologia.

Currículo Lattes


Foto de Adilson de Oliveira Junior

Chefe Adjunto de Administração

Adilson de Oliveira Junior

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2008). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição mineral da cultura da soja e adubação com fósforo, potássio e micronutrientes em sistemas de produção. É pesquisador da Embrapa desde maio de 2008, lotado no Centro Nacional de Pesquisa de Soja - Embrapa Soja.

Currículo Lattes