Tecnologia de aplicação

O crescente aumento nos custos dos produtos químicos, da mão de obra e da energia, e a preocupação cada vez maior em relação à poluição ambiental, têm realçado a necessidade de melhorar a tecnologia de aplicação, bem como os procedimentos e os equipamentos adequados à maior eficácia e segurança nessa prática. Alguns passos devem ser dados para se melhorar a tecnologia de aplicação. O primeiro é conhecer efetivamente o alvo que se pretende atingir, no caso a praga, doença ou planta daninha, e a maneira como estes se distribuem e vivem no ambiente. Após isso, escolher o produto mais apropriado, levando em consideração a eficiência, a seletividade para a cultura e inimigos naturais, e a baixa toxicidade para o homem e ambiente.
 
A partir disso é feito o planejamento do sistema de aplicação a ser adotado. Lembrando que, na aplicação propriamente dita, os fatores ambientais, principalmente os climáticos como a temperatura, a umidade relativa do ar, o vento, a chuva, o orvalho e a luminosidade interferem decisivamente no resultado a ser obtido. Além disso, a experiência do aplicador é fundamental no resultado da operação, pois ele é o responsável direto pela tomada de decisões.
 
Para tanto, deve possuir conhecimento dos equipamentos e produtos utilizados, reconhecer corretamente os alvos a serem atingidos e ter sensibilidade para lidar com os fatores gerais que influenciam na aplicação. A tecnologia de aplicação deve evoluir no sentido de promover a maximização da eficácia
desta prática, com resultados físicos e biológicos satisfatórios, máximo rendimento econômico e sem afetar o homem e o meio-ambiente.
 
ATENÇÃO
  • A deriva é a deposição do defensivo fora do alvo, provoca a ineficiência da aplicação e pode acarretar.
  • problemas ambientais, por isso é fundamental que se busquem maneiras de evitá-la.
  • Utilize práticas adequadas para economizar água sem diminuir a eficiência da aplicação.
  • Equipamentos de proteção individual e tríplice lavagem das embalagens são indispensáveis em qualquer operação de aplicação.