Notas técnicas

A Embrapa Soja informa, de forma detalhada, neste espaço a posição da empresa a respeito de temas relevantes e complexos para os diversos atores envolvidos na cadeia produtiva da soja. Dar acesso às informações geradas pela pesquisa com agilidade e precisão é um compromisso da Embrapa com os seus diversos públicos.
 
Acompanhe abaixo os posicionamentos da Embrapa sobre temas relacionados à cadeia produtiva da soja.
 

Nota técnica: Consulta Pública Adapar

Essa nota técnica tern por finalidade analisar a proposta de texto da Portaria n° 264, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), de 17 de setembro de 2018 que se encontra em consulta pública e que dispõe sobre o período de vazio sanitário, data limite de semeadura, requisitos para cultivo extemporâneo da soja e outras medidas para controle da ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizt), no Estado do Paraná.

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

 

Nota técnica: Ocorrência de híbridos entre Helicoverpa zea e Helicoverpa armigera e seus possíveis impactos à agricultura brasileira - Maio/2018

Os primeiros surtos da lagarta Helicoverpa armigera em diversas regiões do Brasil, ocorreram com maior frequência em algodão, soja e milho, nos anos 2012 e 2013. Entretanto, esta espécie já estava presente no País, pelo menos, desde 2008. O que significa que sua presença passou despercebida por, no mínimo, quatro anos até os surtos tornarem-se mais intensos nos anos 2012 e 2013.

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

 

Nota técnica: Abortamento de vagens e enchimento deficiente de grãos em soja na safra 2017-2018

Nesta safra de 2017/2018, em várias regiões do país e principalmente no Paraná, têm havido relatos de alguns casos de abortamento de vagens, de plantas com poucas ou nenhuma vagem, e/ou com enchimento de grãos aquém do esperado. Naturalmente a soja está programada para descartar um número expressivo de flores, que são produzidas em excesso e abortar um certo número de vagens, além de ajustar o enchimento dos grãos, de acordo com a disponibilidade dos fatores do ambiente. Esse controle intrínseco às plantas é complexo e é comandado pela programação genética da cultivar, que responde aos sinais do ambiente natural e do ambiente manejado pelo homem. O ambiente é formado por tudo aquilo que não é genético. Portanto, o ambiente constitui-se das condições que ocorrem no solo e na atmosfera do local onde as plantas se desenvolvem. Também constituem o ambiente todas as práticas culturais empregadas na cultura (sistema de produção, manejo da física, química e da biologia do solo, época de semeadura, uso de agrotóxicos para controles fitossanitários, aplicação de produtos diversos, etc.).

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

 

Nota de esclarecimento - Reportagem publicada sobre a empresa Sementes Elitt

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem a público esclarecer que não endossa a reportagem publicada sobre a empresa Sementes Elitt na revista Agrícola, edição de janeiro de 2017, e no jornal Folha de Pedrinhas, de 21 de janeiro de 2017. A matéria apresenta equívocos de interpretação de resultados gerados pelo projeto QUALIGRÃOS da safra 2014/15.

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

 

Ameaças fitossanitárias para a cultura da soja na safra 2015/16 - Outubro/2015

A divulgação de detecção de novas pragas, duas espécies de insetos e uma espécie de planta daninha, que ainda não eram conhecidas no Brasil, tem recebido destaque em diversos meios de comunicação. As informações disponíveis até o momento indicam que tratam-se de pragas de ocorrência regionalizada e associadas a condições pontuais, não representando um risco generalizado para a produção de soja no Brasil a curto prazo. Trata-se porém de tema relevante e que merece atenção da cadeia produtiva da soja como um todo, incluindo agricultores, profissionais do agronegócio, indústria de agrotóxicos, pesquisadores e gestores públicos.

Baixar nota técnica - arquivo PDF

 

Risco do surgimento e do aumento de populações resistentes a fungicidas do fungo causador da ferrugem-asiática da soja

Baixar nota técnica - arquivo PDF

 

Perguntas e respostas sobre o uso do Benzoato de Emamectina - Julho/2014

O benzoato de emamectina é um inseticida que atua no controle de larvas de lepidópteros (lagartas), que são pragas de espécies agrícolas de interesse econômico. O produto está regulamentado em 77 países, para uso em mais de 90 cultivos agrícolas em todo o mundo. No Brasil, seu uso emergencial, autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nas regiões onde foi decretado estado de emergência sanitária, deve ser entendido como mais uma ferramenta na estratégia de manejo da Helicoverpa armigera. Essa é considerada uma praga polífaga, ou seja, ela se alimenta de várias culturas, portanto, é mais difícil de ser controlada, já que é abundante a oferta de alimentos durante todo o ano. A experiência da safra 2013/14 mostrou que a melhor forma de lidar com a nova praga é o Manejo Integrado de Pragas (MIP) de todo o sistema agrícola. A utilização de inseticidas, inclusive do benzoato de emamectina, de forma inadequada e como única estratégia de manejo pode agravar ainda mais o problema. Existem vários aspectos a serem considerados em relação ao uso do benzoato de emamectina.
 
 
 

Alertas da Embrapa sobre a Soja Safrinha - Junho/2014

Condições favoráveis de mercado, associadas a um amplo portfólio de tecnologias, têm motivado os produtores a investir para aumentar a produtividade e também a expandir a área cultivada com soja. Tendo em vista as limitações legais para o avanço da cultura em novas áreas, bem como os baixos preços e a dificuldade de armazenagem do milho safrinha, tem crescido o interesse dos produtores pelo cultivo da soja na segunda safra (safrinha), principalmente em sucessão à soja, ao milho e ao feijão comum. É importante salientar que ainda faltam informações oficiais a respeito da área de cultivo de soja na safrinha e de seu crescimento nos últimos anos.

Baixar texto completo - arquivo PDF