Quebramento de haste e podridão de grãos da soja

As ocorrências de quebramento de haste e podridão de grãos na cultura da soja têm sido relatadas com maior frequência nos últimos anos, sendo a podridão de grãos desde a safra 2018/2019 na região médio-norte de Mato Grosso e em Rondônia, enquanto o quebramento de haste desde 2020/2021, também nessa região mato-grossense, assim como nos estados do Paraná e de Santa Catarina na safra 2023/2024.

Baixar nota técnica - arquivo PDF

 

Alertas sobre ferrugem-asiática da soja  | Safrinha e semeadura tardia de soja

Desde 2004 a Embrapa, juntamente com entidades públicas e privadas envolvidas com o sistema de produção de soja, participa de fóruns de discussão sobre a prática do cultivo da soja safrinha e da semeadura tardia da cultura. Em 2005 começaram a ser implementadas medidas legislativas estaduais para definição do vazio sanitário e em 2015 para definição do calendário de semeadura.

O posicionamento da Empresa sempre foi contrário à liberação da semeadura tardia da soja e da flexibilização do vazio sanitário para a cultura, em razão do grande risco que a extensão da “ponte verde” (sequência ininterrupta de lavouras a campo) traz para a sustentabilidade da cadeia produtiva dessa leguminosa. A posição da Embrapa é fundamentada na seleção de populações do fungo Phakopsora pachyrhizi menos sensíveis aos fungicidas ao longo dos anos, com consequente redução na eficiência de controle com os principais grupos de fungicidas sítio-específicos (Schmitz et al., 2014; Klosowski et al., 2016; Simões et al., 2018; Godoy et al., 2023).

Baixar nota técnica - arquivo PDF

 

Nota técnica: Ocorrência de Crocidosema aporema em soja-Bt na safra 22/23 e principais orientações de manejo

Nas últimas safras, a Embrapa Soja vem acompanhando a ocorrência de populações de duas espécies de lagartas (Rachiplusia nu e Crocidosema aporema) resistentes a proteína inseticida Cry1Ac, expressa pela primeira geração de soja-Bt. A primeira geração de soja-Bt aprovada no Brasil, MON 87701 × MON 89788 (Intacta RR2 Pro®) foi disponibilizada comercialmente aos agricultores em 2013 como uma tecnologia para o manejo de algumas lagartas alvo: lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens), lagarta-da-maçã do algodoeiro (Chloridea virescens) e broca-das-axilas (Crocidosema aporema).

Baixar nota técnica - arquivo PDF

 

Nota técnica: Comunicado sobre apodrecimento de grãos e vagens de soja na safra 2021/2022 na região do médio-norte de Mato Grosso

O apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observado com maior frequência em algumas regiões brasileiras desde a safra 2019/2020, em especial na região do médio-norte do estado de Mato Grosso, causando redução significativa de produtividade em lavouras com alto potencial produtivo, principalmente nas primeiras semeaduras.

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

Nota técnica: O genoma altamente complexo do fungo P. pachyrhizi causador da mais devastadora doença da soja foi decifrado por um consórcio único de empresas públicas e privadas

A ferrugem Asiática da soja, causada pelo fungo obrigatório Phakopsora pachyrhizi, é o principal desafio para os produtores de soja, especialmente na América Latina, onde são produzidas aproximadamente 192 milhões de toneladas (USDA, 2019), representando um valor bruto de produção de US $ 61,4 bilhões por ano (CONAB, 2019).

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

Scientific Press Release: Global Consortium of Plant Researchers Reach Major Milestone in Combating Devastating Soybean Disease

Soybean rust caused by the fungus Phakopsora pachyrhizi is a critical challenge for soybean growers, especially in Latin America where approximately 192 million metric tons are produced (USDA, 2019), representing a gross production value of U.S. $ 61.4 billion per year (CONAB, 2019).

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

Nota técnica: Consulta Pública Adapar

Essa nota técnica tern por finalidade analisar a proposta de texto da Portaria n° 264, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), de 17 de setembro de 2018 que se encontra em consulta pública e que dispõe sobre o período de vazio sanitário, data limite de semeadura, requisitos para cultivo extemporâneo da soja e outras medidas para controle da ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizt), no Estado do Paraná.

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

 

Nota técnica: Ocorrência de híbridos entre Helicoverpa zea e Helicoverpa armigera e seus possíveis impactos à agricultura brasileira - Maio/2018

Os primeiros surtos da lagarta Helicoverpa armigera em diversas regiões do Brasil, ocorreram com maior frequência em algodão, soja e milho, nos anos 2012 e 2013. Entretanto, esta espécie já estava presente no País, pelo menos, desde 2008. O que significa que sua presença passou despercebida por, no mínimo, quatro anos até os surtos tornarem-se mais intensos nos anos 2012 e 2013.

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

 

Nota técnica: Abortamento de vagens e enchimento deficiente de grãos em soja na safra 2017-2018

Nesta safra de 2017/2018, em várias regiões do país e principalmente no Paraná, têm havido relatos de alguns casos de abortamento de vagens, de plantas com poucas ou nenhuma vagem, e/ou com enchimento de grãos aquém do esperado. Naturalmente a soja está programada para descartar um número expressivo de flores, que são produzidas em excesso e abortar um certo número de vagens, além de ajustar o enchimento dos grãos, de acordo com a disponibilidade dos fatores do ambiente. Esse controle intrínseco às plantas é complexo e é comandado pela programação genética da cultivar, que responde aos sinais do ambiente natural e do ambiente manejado pelo homem. O ambiente é formado por tudo aquilo que não é genético. Portanto, o ambiente constitui-se das condições que ocorrem no solo e na atmosfera do local onde as plantas se desenvolvem. Também constituem o ambiente todas as práticas culturais empregadas na cultura (sistema de produção, manejo da física, química e da biologia do solo, época de semeadura, uso de agrotóxicos para controles fitossanitários, aplicação de produtos diversos, etc.).

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

 

Nota de esclarecimento - Reportagem publicada sobre a empresa Sementes Elitt

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem a público esclarecer que não endossa a reportagem publicada sobre a empresa Sementes Elitt na revista Agrícola, edição de janeiro de 2017, e no jornal Folha de Pedrinhas, de 21 de janeiro de 2017. A matéria apresenta equívocos de interpretação de resultados gerados pelo projeto QUALIGRÃOS da safra 2014/15.

Baixar nota de esclarecimento - arquivo PDF

 

Ameaças fitossanitárias para a cultura da soja na safra 2015/16 - Outubro/2015

A divulgação de detecção de novas pragas, duas espécies de insetos e uma espécie de planta daninha, que ainda não eram conhecidas no Brasil, tem recebido destaque em diversos meios de comunicação. As informações disponíveis até o momento indicam que tratam-se de pragas de ocorrência regionalizada e associadas a condições pontuais, não representando um risco generalizado para a produção de soja no Brasil a curto prazo. Trata-se porém de tema relevante e que merece atenção da cadeia produtiva da soja como um todo, incluindo agricultores, profissionais do agronegócio, indústria de agrotóxicos, pesquisadores e gestores públicos.

Baixar nota técnica - arquivo PDF

 

Risco do surgimento e do aumento de populações resistentes a fungicidas do fungo causador da ferrugem-asiática da soja

Baixar nota técnica - arquivo PDF

 

Perguntas e respostas sobre o uso do Benzoato de Emamectina - Julho/2014

O benzoato de emamectina é um inseticida que atua no controle de larvas de lepidópteros (lagartas), que são pragas de espécies agrícolas de interesse econômico. O produto está regulamentado em 77 países, para uso em mais de 90 cultivos agrícolas em todo o mundo. No Brasil, seu uso emergencial, autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nas regiões onde foi decretado estado de emergência sanitária, deve ser entendido como mais uma ferramenta na estratégia de manejo da Helicoverpa armigera. Essa é considerada uma praga polífaga, ou seja, ela se alimenta de várias culturas, portanto, é mais difícil de ser controlada, já que é abundante a oferta de alimentos durante todo o ano. A experiência da safra 2013/14 mostrou que a melhor forma de lidar com a nova praga é o Manejo Integrado de Pragas (MIP) de todo o sistema agrícola. A utilização de inseticidas, inclusive do benzoato de emamectina, de forma inadequada e como única estratégia de manejo pode agravar ainda mais o problema. Existem vários aspectos a serem considerados em relação ao uso do benzoato de emamectina.
 
 
 

Alertas da Embrapa sobre a Soja Safrinha - Junho/2014

Condições favoráveis de mercado, associadas a um amplo portfólio de tecnologias, têm motivado os produtores a investir para aumentar a produtividade e também a expandir a área cultivada com soja. Tendo em vista as limitações legais para o avanço da cultura em novas áreas, bem como os baixos preços e a dificuldade de armazenagem do milho safrinha, tem crescido o interesse dos produtores pelo cultivo da soja na segunda safra (safrinha), principalmente em sucessão à soja, ao milho e ao feijão comum. É importante salientar que ainda faltam informações oficiais a respeito da área de cultivo de soja na safrinha e de seu crescimento nos últimos anos.

Baixar texto completo - arquivo PDF