Novas informações - doenças na cultura da soja

Identificado falso carvão em soja
 
Há algumas safras produtores de soja e técnicos do Paraná vêm relatando aos pesquisadores da Embrapa a ocorrência de um fenômeno que ficou conhecido como falso carvão (presença de estruturas cinza-escuras a negras sobre a planta). Em 2014, a Embrapa encaminhou plantas com o falso carvão, coletadas em Campo Mourão (PR), para que o professor José Carmine Dianese, da Universidade de Brasília (UnB) fizesse a identificação do organismo. 
Com base nas amostras, Dianese concluiu que se trata da espécie Badhamia affinis, organismo do Reino Protozoa. Portanto, a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja, explica que por não se tratar de um fungo e ser um organismo não patogênico, Badhamia affinis não infecta a planta, e não deve ser tratado como uma doença da soja. "Fazemos um alerta aos técnicos e produtores que não apliquem fungicidas por causa desse microganismo", ressalta Seixas.
 
 

Galeria de imagens - clique para ampliar

Embrapa busca identificar lesão desconhecida em soja
 
Além disso, a Embrapa Soja recebeu diversas amostras de folhas de soja com lesões que têm sido confundidas pelos produtores com a mancha olho-de-rã, doença causada pelo fungo Cercospora sojina. "Podemos afirmar que as lesões presentes nas amostras que recebemos não são de mancha-olho-de-rã, porque os sintomas são diferentes", explica Claudine Seixas. "Nesse caso, também não recomendamos a aplicação de fungicidas".
Segundo a pesquisadora, a lesão que está sendo confundida com a mancha-olho-de-rã, apresenta tanto na face superior da folha quanto na inferior borda castanho-escura e centro cor de palha. A lesão causada por C. sojina, na face inferior, apresenta coloração da borda e do centro castanho-avermelhadas.
Em caso de dúvida, os técnicos e produtores podem enviar folhas com lesões para análise. As folhas coletadas devem ser colocadas em saco de papel ou envelope.
 
Endereço para entrega na Embrapa ou envio pelos Correios:
Embrapa Soja 
A/C Equipe de Fitopatologia 
Rod. Carlos João Strass, s/número 
CEP: 86.001-970 -  Londrina (PR)
 
 

Galeria de imagens - clique para ampliar