Genética Avançada Genética Avançada

A Embrapa Soja sempre esteve na vanguarda do conhecimento, tanto que as tendências inovadoras da biotecnologia moderna são rotina em seus laboratórios. A seleção assistida por marcadores moleculares no melhoramento vegetal vem auxiliando os pesquisadores na seleção de genótipos desejáveis, com máxima eficiência, rapidez e com baixo custo. A Biologia molecular e a engenharia genética têm produzido profundas mudanças no desenvolvimento de novas variedades de soja. A tecnologia de edição de genomas possibilita remover ou alterar partes do DNA da própria planta para modular características desejáveis. A Embrapa Soja vem utilizando as tecnologias de genética avançada para desenvolver cultivares de soja mais tolerantes às adversidades climáticas, assim como maior teor de ácido oleico.

Nesse contexto, projetos com edição gênica e RNAi, podem gerar tecnologias disruptivas em curto espaço de tempo. A utilização de técnicas modernas de edição gênica permitirá avanços rápidos no melhoramento genético para uma grande amplitude de características, como, por exemplo, melhoramento da qualidade dos grãos e resistência a doenças. Por sua vez, tecnologias baseadas no uso tópico de RNAi podem contribuir no manejo da cultura, permitindo reduções na utilização de agrotóxicos. A Embrapa Soja tem know how nessas áreas de fronteira do conhecimento e, juntamente com parceiros públicos e privados, contribuirá no avanço genético, fundamental para a competitividade da soja brasileira.

Vídeo

Confira o episódio 5 da Websérie sobre Pilares da Sustentabilidade da Soja Brasileira. Mais informações no site www.embrapa.br/soja/pilares-sustentabilidade.

De: Soja Radar da Tecnologia     Postado em: 16/01/2023     Visualizações: 301