Responsabilidade Socioambiental

Meio ambiente
 
A Embrapa Soja realiza ações que contribuem para o uso responsável dos recursos naturais. Todos os anos, alunos de ensino médio, fundamental e graduação visitam o Espaço de Educação Ambiental (foto), espaço voltado para o ensino de práticas sustentáveis e preservação do meio ambiente. Além dessas atividades, a Unidade ainda desenvolve capacitações com empregados e estagiários para a correta e segura utilização de insumos e equipamentos de laboratório e de campo.
 
Desde 2003, o Bosque Verde Vivo, arboreto funcional criado dentro da Embrapa Soja com plantio de árvores de várias espécies pelos próprios empregados, tem como objetivo homenageá-los e despertar nos visitantes o interesse pela preservação ambiental.
 
Outras atividades compõem as ações voltadas ao meio ambiente, como o programa de coleta seletiva de lixo, os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para descarte correto de resíduos e a captação de água das chuvas para utilização na irrigação de experimentos.
 

Acesse aqui o folder sobre o Espaço de Educação Ambiental da Embrapa Soja

 

Responsabilidade social
 
Desde 2006 a presidência e a secretaria-executiva da Rede Nacional de Mobilização Social (Coep-Londrina) estão a cargo da Embrapa Soja. Durante esse período, várias ações foram realizadas no combate à fome e à miséria, objetivos do COEP. Em 2013, foram arrecadados agasalhos e cobertores junto aos empregados, parceiros e estagiários da Embrapa Soja durante a Campanha do Agasalho, promovida pelo Provopar, e também 684 quilos de alimentos, que foram destinados às instituições que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
 
A Campanha Brinca Soja, que envolve a comunidade do entorno onde a Embrapa Soja está localizada, é uma forma de integrar a empresa e a comunidade por meio da solidariedade possibilitando a participação efetiva de seu público interno em projetos de cunho social. Todos os anos, empregados, parceiros e estagiários participam da arrecadação de brinquedos e livros novos, que são entregues para cerca de 80 crianças atendidas por instituição do Distrito de Warta, em Londrina (PR) . 
 
 

Galeria de imagens