Base genética: um patrimônio nacional

Livre da taxa tecnológica dos OGM´s, com produtividade competitiva e possibilidade de bonificação especial, a soja convencional vem recuperando seu espaço e se tornando uma opção atraente para o produtor. Cultivares como a BRS 284 ganham sucessivos concursos nacionais de produtividade onde concorrem em condições de igualdade com as tecnologias hoje disponíveis. Procurada pelo setor produtivo, a Embrapa ajudou a organizar o programa Soja Livre, que surgiu com o objetivo de garantir a liberdade de escolha ao produtor rural que enfrentava dificuldades de acesso às sementes convencionais no mercado.

A Embrapa Soja tem sob sua responsabilidade um dos maiores bancos de germoplasma de soja do mundo. Esse patrimônio nacional, chamado de Banco Ativo de Germoplasma (BAG), é composto por aproximadamente 35.000 tipos de soja. Esse banco de sementes contém grande diversidade,
abrigando desde tipos de soja selvagens rasteiras até exemplares comerciais mais modernos. Essa coleção é fundamental para o desenvolvimento de novas sementes, com variadas características agronômicas e fontes de resistência às diferentes pragas e doenças.
 
  • Equipamentos de última geração garantem a preservação da qualidade desse material genético, mantendo as temperaturas abaixo de 3º C e a umidade do ar controlada;
  • Sistemas eletrônicos administram o acesso às sementes, que são sistematicamente catalogadas, caracterizadas e multiplicadas;Nos últimos anos, a Embrapa Soja intensificou o intercâmbio de materiais com outros países e incorporou novas fontes genéticas, o que permitiu uma grande mudança em seu programa de melhoramento genético.

 

Segurança em novas tecnologias

Para desenvolver pesquisas com organismos geneticamente modificados (OGMs), que ainda não estão liberados comercialmente, a Embrapa Soja mantém estruturas específicas, que atendem os rigorosos padrões de biossegurança. Essas estruturas são compostas de laboratórios com acesso controlado, que são ligados a uma casa-de-vegetação exclusiva. Esses ambientes passam por auditorias de qualidade e seguem todas as normas e padrões nacionais e internacionais.