Apresentação

O Treino & Visita (T&V) é uma das ferramentas utilizada no processo de transferência de tecnologia da Embrapa Soja. O T&V é um programa de capacitação continuada dos profissionais que atuam na assistência técnica e propicia maior intercâmbio de conhecimentos entre esses profissionais e os pesquisadores.  Quanto maior o nível de conhecimento dos técnicos  mais adequado será o processo de assessoramento ao agricultor. Dessa forma, os técnicos avaliam os resultados das tecnologias adotadas no campo, bem como o surgimento de novas demandas de forma a retro alimentar a equipe de pesquisa.
 
A palavra "Treino" representa as iniciativas de capacitação dos agentes envolvidos e "Visita" é o processo desencadeado por esses agentes para levar as informações aos agricultores, ou seja, transferir uma tecnologia.
 
O T&V trabalha com a organização de grupos e, assim, fortalece a interação entre a pesquisa, a assistência técnica e os produtores rurais. Sua dinâmica favorece o processo de adoção de novas tecnologias, que se torna mais rápido e eficiente. Os produtores são beneficiados pelo aumento da rentabilidade das suas propriedades rurais, seja pelo aumento da produtividade e/ou pela diminuição do custo de produção, além de serem incentivados a adotar produtos menos agressivos ao ambiente e à sua saúde, possibilitando, assim, o desenvolvimento de forma sustentável.
 
Para mais informações, clique AQUI e faça o download do Manual do Treino e Visita da Embrapa.