Notícias

22/12/14 |   Gestão ambiental e territorial

Alagoas ganha zoneamento agroecológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Carlos Dias

Carlos Dias - José Coelho apresentou o zoneamento na sede da Emater alagoana

José Coelho apresentou o zoneamento na sede da Emater alagoana

A nova sede da Emater alagona, inaugurada dois dias antes em Maceió, foi palco do lançamento, no dia 18 de dezembro, do zoneamento agroecológico daquele estado nordestino.

O trabalho, na escala, 1:100.000, traz recomendações para o cultivo do algodão herbáceo, cana-de-açúcar, feijão-de-corda, feijão comum. mamona, mandioca e milho e sorgo nos pouco mais de 27 mil quilômetros quadrados do estado.

"O produto que entregamos hoje deve muito ao trabalho de cientistas pioneiros da Embrapa que, entre os anos 60 e 80 do século passado, realizaram o mapeamento dos solos do Nordeste", agradeceu o pesquisador José Coelho de Araújo Filho, da Embrapa Solos.

Citado pela presidente da Emater AL Inês Pacheco, como uma 'carta de navegação' para a agricultura do estado, o zoneamento produziu 167 mapas, frutos de quatro viagens de 10 dias feitas pelos profissionais por todo estado. No campo, além da dificuldade de viajar durante a estação chuvosa, entre setembro e março, os pesquisadores também enfrentaram o relevo acidentado e animais peçonhentos.

O resultado do trabalho traz informações sobre os recursos naturais do estado, possibilitando a elaboração de planejamentos e o aproveitamento das terras em bases sustentáveis. "Só Alagoas e Pernambuco possuem zoneamentos com esse nível de detalhamento", frisou o secretário de agricultura do estado de Alagoas José Marinho Júnior.

A elaboração do zoneamento resultou de parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e a Embrapa Solos.
 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

zoneamentoalagoas

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Produto: Ativo cartográfico