Projetos

Barragem subterrânea: uma opção agroecológica para a agricultura familiar no semiárido do Nordeste brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O interesse pelo uso de técnicas de captação e armazenamento de água de chuva tem aumentado muito nas últimas décadas, com financiamento em programas por vários organismos nacionais e internacionais, entretanto o desempenho geral destas ações em nível de agricultor é muito menor do que o esperado e isto está relacionado a falta de conhecimento da existência e da importância dessas técnicas para o convívio com o semi-árido.

Considerando a importância da exploração agrícola sócio-econômica nas áreas dependente de chuvas, é necessário um trabalho de sensibilização junto aos agricultores, empresas públicas e privadas, agentes financiadores, ONG"s e políticos da região para um eficiente processo de irradiação da tecnologia (barragem subterrânea).

A barragem subterrânea se constitui alternativa tecnológica para inclusão social da população do semi-árido brasileiro pelo acesso à terra e à água. Diante do exposto, estudos que tenham como resultados sistemas inovadores que promovam o uso eficiente e a manutenção da quantidade e qualidade dos recursos hídricos são fundamentais por atender demandas do setor rural.

Situação: concluído Data de Início: 08/2010 Data de Finalização: 07/2012

Unidade Lider: Embrapa Solos

Lider do Projeto: Maria Sonia Lopes da Silva

Contato: sonia.lopes@embrapa.br

Galeria de imagens