Foto de Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin

Chefe-Geral

Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1986), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Ciências Ambientais (Troisième Cycle) pela "École Polytechnique Fédérale de Lausanne", Suiça (1995) e Doutorado em Ciências, Pedologia e Geomática (Doctorat ès Sciences en Pédologie et Géomatique) pela "École Polytechnique Fédérale de Lausanne", Suíça (1999). Possui Pós-Doutorado pela The Sydney University, Austrália, em Mapeamento Digital de Solos. É pesquisadora A da Embrapa, onde ingressou por concurso público em março de 1990. Na Embrapa Solos, liderou diversos projetos nacionais e internacionais de pesquisa, foi Supervisora de Inovação Tecnológica, coordenou o Núcleo de Apoio a Projetos (NAP) e fez parte do Comitê Técnico Interno (CTI) e do Comitê Local de Publicação (CLPI). Organizou vários eventos científicos nacionais e internacionais e, em 2009, por processo de seleção pública, assumiu o cargo de Chefe-Geral da Embrapa Solos. Exerceu dois mandatos, no período de 2009 a 2011 e de 2011 a 2014. Em seguida, atuou como Articuladora Internacional da Embrapa Solos até 2016. Desenvolve pesquisas na área de Solos em interface com Geomática, especialmente nas áreas de Pedologia Quantitativa e Modelagem Solo-Paisagem através de Mapeamento Digital de Solos (MDS). Atua no âmbito internacional, participando e formando redes de pesquisas: é líder do polo Latinoamericano do Consórcio Global em MDS e é membro da Aliança Mundial para o Solo da FAO. Trouxe para a Embrapa Solos a coordenação do Projeto de Cooperação Internacional FAO-EMBRAPA intitulado "Criação do Sistema de Informação de Solos da América Latina-Capacitação em MDS", para treinamento e capacitação de técnicos da ALC em Métodos e Técnicas de MDS. Também coordena o Grupo de Pesquisa em Pedometria no âmbito do CNPq e coordenou e executou o projeto para formação da Rede Brasileira de Mapeamento Digital de Solos (CNPq-Edital Repensa). Representa a Embrapa em diversos fóruns nacionais e internacionais sobre Solos e, desde sua criação em 2013, é membro do ITPS - Intergovernamental Technical Panel on Soil da Aliança Mundial para o Solo (AMS) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). No âmbito do ITPS, trabalhou com os demais especialistas, na construção dos Planos de Ação para os 5 Pilares da AMS, na carta Mundial de Solos, e faz parte do Comitê Editorial do Relatório "State of the World Soil Resource Report - SWSRR", que foi lançado pela FAO em 2015, em comemoração ao Ano Internacional do Solo. Exerceu o cargo de Chefe-Geral da Embrapa Cocais, no Maranhão, entre 2016 e 2021. Desde 1º de junho de 2021 é novamente Chefe-Geral da Embrapa Solos.

Currículo Lattes


Foto de Gustavo de Mattos Vasquez

Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Gustavo de Mattos Vasquez

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e PhD em ciência do solo com concentração em sistema de informações geográficas pela University of Florida (2009). Realizou pós-doutorados na University of Florida (2009) e na Universidade de São Paulo (2010). Atuou como Professor Adjunto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009) na área de mapeamento digital de solos. Atualmente é Pesquisador A na Embrapa Solos. Tem experiência em ciência do solo com ênfase em pedometria (pedologia quantitativa), modelagem solo-paisagem e mapeamento digital de solos. Atua principalmente nos seguintes temas: predição e modelagem espacial de classes e atributos do solo, geoprocessamento, geoestatística, sensoriamento remoto, sensoriamento proximal, espectroscopia, quimiometria e métodos quantitativos multivariados aplicados à ciência do solo. Desde 1º de junho de 2021 é Chefe-Adjunto de P&D da Embrapa Solos.

Currículo Lattes


Foto de Fabiano de Carvalho Balieiro

Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia

Fabiano de Carvalho Balieiro

Engenheiro Agrônomo (1995), Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (1999) e Doutor em Ciência do Solo (2003). Desenvolve pesquisas nas linhas de ciclagem de nutrientes, dinâmica da matéria orgânica do solo e fixação biológica de nitrogênio em florestas mistas e sistemas integrados de produção. Colabora em projetos de microbiologia ambiental relacionando alterações da microbiota do solo decorrentes do uso e manejo da terra e que impactam as emissões de GEE e com pesquisadores da rede de pesquisa com biocarvão (biochar). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Bolsista Produtividade do CNPq. Desde 1º de junho de 2021 é Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Solos.

Currículo Lattes


Foto de Marisa Teixeira Mattioli

Chefe-Adjunta de Administração

Marisa Teixeira Mattioli

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior - FMJ (1999), especialização em Finanças Públicas pela Faculdade Cândido Mendes (2007). Atuou nas funções de supervisora das áreas de orçamento e finanças (de março de 2006 a agosto de 2013) na Embrapa Agrobiologia, com experiência no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI e também na supervisão de licitações ( de setembro de 2013 a abril de 2016) na Embrapa Solos. Atualmente é Chefe Adjunta de Administração da Embrapa Solos.

Currículo Lattes