Apresentação

Com o propósito de desenvolver um sistema unificado de classificação de solos, ajustado aos solos do país, as Reuniões de Classificação e Correlação de Solos - RCCs, têm desempenhado relevante papel no processo de desenvolvimento da taxonomia de solos do Brasil por reunir os principais pedólogos do país em torno de ecossistemas e solos pouco conhecidos e estudados. As RCCs contribuem para a uniformização de critérios e conceitos taxonômicos entre pedólogos.

O evento constitui oportunidade única de congregar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo, promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite também, aos profissionais que atuam em outras regiões, o contato direto com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola, e ampliação dos conhecimentos sobre atributos, gênese, manejo e conservação dos solos.

Desde a realização da primeira RCC, em 1978, esses eventos associados aos conhecimentos gerados nos levantamentos de solos e de pesquisas sobre gênese, morfologia e métodos analíticos no país, culminaram com a primeira edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), em 1999. Atualmente, o SiBCS encontra-se na sua terceira edição, publicada em 2013.

Dada a recente publicação da terceira edição do SiBCS (EMBRAPA, 2013), a RCC de Roraima possibilitará validá-lo e prover conhecimentos importantes para o desenvolvimento de futuras edições, bem como estimular pesquisas em diferentes campos da Ciência do Solo.

Estudos complementares realizados em amostras dos perfis selecionados para o evento, denominadas de Pesquisas Coligadas, serão motivo de apreciação durante o encontro. Englobam desde caracterizações físico-hídricas, químicas, físicas, micromorfológicas e mineralógicas, até avaliação da aptidão agrícola das terras; estudos esses que contribuirão para melhor conhecer os solos e ambientes da região, além de possibilitar o desenvolvimento novas parcerias científicas e de futuras pesquisas.

Nesse contexto, visando dar continuidade à integração dos conhecimentos de solos em escala nacional como instrumento indispensável ao desenvolvimento do SiBCS, a XI Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (XI RCC), a ser realizada no estado de Roraima, entre os dias 14 e 21 de março de 2015, irá abranger uma região de fortes contrastes ambientais, desde áreas de floresta e campinarana, até o domínio dos cerrados em ambiente amazônico.

Objetivos

XI RCC tem como objetivos principais contribuir para o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e aprofundar e divulgar os conhecimentos sobre os solos do bioma Amazônia, em especial do estado de Roraima, assim como estimular o desenvolvimento de pesquisas em solos e promover o intercâmbio entre pesquisadores e professores de modo a ampliar os canais de cooperação científica na área de Ciência do Solo no Brasil.