Apresentação

Esta página contem diversas informações referentes ao tema Classificação de Solos do Brasil. Portanto,  conta com uma abordagem geral do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), bem como aspectos da formação do solo, dos atributos do solo e das diferentes classes de solo encontradas no território brasileiro, além de diversos assuntos relacionados ao tema.

O SiBCS é um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil. Sua chave é composta por 6 níveis categóricos de classificação: Ordem, Subordem, Grande Grupo, Subgrupo, Família e Série.

Sob coordenação da Embrapa Solos e o esforço conjunto de profissionais diversas instituições de pesquisa e ensino do Brasil, atuantes na área de gênese, morfologia e classificação de solos, o SiBCS, está em sua terceira edição.

As informações aqui presentes constituem uma base informativa prática e rápida que tem o objetivo de contribuir para que o público interessado conheça um pouco sobre os solos brasileiros e sua classificação. É importante, no entanto, que no campo ou no caso de estudos mais detalhados, o livro impresso do SiBCS seja consultado. O exemplar do SiBCS pode ser adquirido tanto no formato impresso quanto no formato e-book.