ORDEM: LUVISSOLOS

SUBORDEM: LUVISSOLOS CRÔMICOS
 

GRANDE GRUPO: LUVISSOLOS CRÔMICOS Carbonáticos
 

SUBGRUPOS:
 

LUVISSOLOS CRÔMICOS Carbonáticos vertissólicos
 

Solos intermediários para Vertissolo, ou seja, com horizonte vértico em posição não diagnóstica para o Vertissolo ou com caráter vértico em um ou mais horizontes, dentro de 100 cm da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Carbonáticos planossólicos
 

Solos intermediários para Planossolos, ou seja, com caráter plânico no B e/ou C ou com horizonte B plânico em posição não diagnóstica para Planossolos, dentro de 100 cm da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Carbonáticos típicos
 

Outros solos que não se enquadram nas classes anteriores.

 

GRANDE GRUPO: LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos
 

SUBGRUPOS:
 

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos saprolíticos
 

Solos com horizonte Cr (brando) e ausência de contato lítico, ambos dentro de 100 cm da superfície do solo (BRASIL, 1973b, v. 2, p. 275-277, perfil 76).

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos arênicos
 

Solos com textura arenosa desde a superfície do solo até no mínimo 50 cm e no máximo 100 cm de profundidade.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos abrúpticos
 

Solos com mudança textural abrupta.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos vertissólicos
 

Solos intermediários para Vertissolo, ou seja, com horizonte vértico em posição não diagnóstica para Vertissolo ou com caráter vértico em um ou mais horizontes, dentro de 100cm da superfície do solo (REUNIÃO…, 2010a, perfil AC 08).

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos petroplínticos
 

Solos que apresentam caráter concrecionário e/ou litoplíntico ou horizontes concrecionário e/ou litoplíntico em posição não diagnóstica para Plintossolo Pétrico dentro de 150 cm da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos abrúpticos plintossólicos
 

Solos com mudança textural abrupta e com caráter plíntico dentro de 150 cm da superfície do solo ou horizonte plíntico em posição não diagnóstica para Plintossolos.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos planossólicos
 

Solos intermediários para Planossolos, ou seja, com caráter plânico no B e/ou C ou com horizonte B plânico em posição não diagnóstica para Planossolos, dentro de 150 cm da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos cambissólicos
 

Solos intermediárias para Cambissolos, ou seja, apresentando minerais primários alteráveis visíveis no perfil (a olho nu ou com auxílio de uma lente de 10 vezes de aumento) e/ou fragmentos de rocha no horizonte B (exclusive BC ou B/C), porém em porcentagens estimadas inferiores aos limites para definir horizonte B incipiente, dentro de 100 cm a partir da superfície do solo; ou com percentuais iguais ou maiores que 4% de minerais primários alteráveis e/ou 5 % ou mais de fragmentos de rocha abaixo de 100 cm, mas dentro de 150 cm de profundidade.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Pálicos típicos
 

Outros solos que não se enquadram nas classes anteriores.

 

GRANDE GRUPO: LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos
 

SUBGRUPOS:
 

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos líticos
 

Solos com contato lítico dentro de 50 cm da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos salinos
 

Solos apresentando caráter salino dentro de 100 cm da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos vertissólicos solódicos
 

Solos intermediários para Vertissolo, ou seja, com horizonte vértico em posição não diagnóstica para o Vertissolo ou com caráter vértico em um ou mais horizontes, e com caráter solódico, ambos dentro de 80 cm (espessura do solum) da superfície do solo (BRASIL, 1972a, perfil 56).

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos planossólicos solódicos
 

Solos intermediários para Planossolos, ou seja, com caráter plânico no B ou com horizonte B plânico em posição não diagnóstica para Planossolos e com caráter solódico, ambos dentro de 80 cm (espessura do solum) da superfície do solo (BRASIL, 1972a, perfil 53).

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos solódicos
 

Solos apresentando caráter solódico dentro de 100 cm da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos planossólicos vertissólicos
 

Solos intermediários para Planossolos e Vertissolos, ou seja, com caráter plânico no B ou com horizonte B plânico em posição não diagnóstica para Planossolos e com caráter vértico no B ou horizonte vértico em posição não diagnóstica para Vertissolo, ambos dentro de 80 cm (espessura do solum) da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos vertissólicos
 

Solos intermediários para Vertissolo, ou seja, com horizonte vértico em posição não diagnóstica para o Vertissolo ou com caráter vértico em um ou mais horizontes, dentro de 80 cm (espessura do solum) da superfície do solo.

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos planossólicos
 

Solos intermediários para Planossolos, ou seja, com caráter plânico no B ou com horizonte B plânico em posição não diagnóstica para Planossolos dentro de 80 cm (espessura do solum) da superfície do solo (BRASIL, 1972a, perfil 52).

LUVISSOLOS CRÔMICOS Órticos típicos
 

Outros solos que não se enquadram nas classes anteriores.

 

SUBORDEM: LUVISSOLOS HÁPLICOS
 

GRANDE GRUPO: LUVISSOLOS HÁPLICOS Pálicos
 

SUBGRUPOS:
 

LUVISSOLOS HÁPLICOS Pálicos hipocarbonáticos
 

Solos com caráter hipocarbonáticos dentro de 150 cm a partir da superfície do solo (REUNIÃO…, 2000, perfil 8).

LUVISSOLOS HÁPLICOS Pálicos plintossólicos solódicos
 

Solos com caráter solódico em um ou mais horizontes ou camadas e com caráter plíntico, ambos dentro de 150 cm a partir da superfície do solo, ou horizonte plíntico em posição não diagnóstica para Plintossolos (NASCIMENTO, 1998, perfil 5).

LUVISSOLOS HÁPLICOS Pálicos abrúpticos plintossólicos
 

Solos com mudança textural abrupta e com caráter plíntico dentro de 150 cm a partir da superfície do solo ou horizonte plíntico em posição não diagnóstica para Plintossolos (SILVA, 2000, perfil 2).

LUVISSOLOS HÁPLICOS Pálicos abrúpticos
 

Solos com mudança textural abrupta.

LUVISSOLOS HÁPLICOS Pálicos fragipânicos plintossólicos
 

Solos com caráter plíntico ou horizonte plíntico em posição não diagnóstica para Plintossolos e com fragipã em um ou mais horizontes ou camadas, ambos dentro de 150 cm a partir da superfície do solo (LACERDA, 2000, perfil L-2-4).

LUVISSOLOS HÁPLICOS Pálicos plintossólicos
 

Solos com caráter plíntico dentro de 150 cm da superfície do solo ou horizonte plíntico em posição não diagnóstica para Plintossolos.

LUVISSOLOS HÁPLICOS Pálicos típicos
 

Outros solos que não se enquadram nas classes anteriores.

 

GRANDE GRUPO: LUVISSOLOS HÁPLICOS Órticos
 

SUBGRUPOS:
 

LUVISSOLOS HÁPLICOS Órticos planossólicos
 

Solos intermediários para Planossolos, ou seja, com caráter plânico no B ou com horizonte B plânico em posição não diagnóstica para Planossolos, dentro de 80 cm (espessura do solum) da superfície do solo.

LUVISSOLOS HÁPLICOS Órticos típicos
 

Outros solos que não se enquadram na classe anterior.