Pular para o conteúdo

Transferência de Tecnologia

A transferência de tecnologia se preocupa em fazer com que as tecnologias e produtos da Unidade alcancem o setor produtivo como um todo, incluindo: agricultores, empresas de assistência técnica, instituições de pesquisa e ensino, etc. Além do empenho para que as novas tecnologias e os produtos da Embrapa Solos sejam incorporados (isso acontece por meio de Dias de Campo, treinamentos, cursos, eventos, contratos de parceria, patenteamento de produtos etc.), a transferência de tecnologia realiza a prospecção de demandas, fornecendo informações para que a área de Pesquisa & Desenvolvimento decida sobre quais pesquisas devem ser realizadas e a avaliação socio-econômica de tecnologias geradas, possibilitando assim que  a sociedade tenha informações sobre os impactos das tecnologias e produtos.

Tecnologias

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS

O SiBCS é um sistema de classificação de solos, coordenado pela Embrapa Solos, que atualmente está em sua 3ª edição. Este sistema resulta da soma de esforços de profissionais e pesquisadores das áreas de gênese, morfologia e classificação de solos de várias instituições de pesquisa e ensino no Brasil.

Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação - SIBCTI

O Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para irrigação (software registrado INPI/08406) é uma metodologia que define a potencialidade do ambiente para desenvolver dada cultura sob determinado tipo de irrigação.

Barragem Subterrânea: uma opção de sustentabilidade para o semiárido do Nordeste

A Barragem Subterrânea é uma tecnologia que vem sendo implementada em vários estados do Nordeste que consiste, essencialmente, na utilização de uma lona plástica que desce no solo a profundidades de 3 a 5 metros, em valas que são cavadas pelos próprios trabalhadores em regiões declivosas de suas plantações.

Levantamento de solos dos municípios no estado de Alagoas

O mapeamento de solos dos municípios de Água Branca, Garanhuns, União dos Palmares, Bom Conselho, Poço da Cruz, Inhapi, Delmiro Gouveia, Pariconha e Arapiraca, no estado de Alagoas (Brasil), constitui uma ferramenta de planejamento como subsidio para o manejo adequado do recurso solo e água.