Índice

Anammox

O uso de reatores com atividade Anammox (do inglês: anaerobic ammonia oxidation) que são comunidades bacterianas específicas capazes de remover elevada carga de amônia em baixo tempo de retenção hidráulica. Reatores Anammox construídos e operacionalizados em escala laboratorial permitiram determinar a eficiência destes sistemas na remoção do nitrogênio dos efluentes produzidos nos biodigestores.

O projeto avaliou o processo Anammox para tratamento do digestato (efluente de biodigestor) para remoção de nitrogênio destes efluentes. Diferentes cargas e relações de concentrações de dejetos foram testadas bem como suas constantes cinéticas determinadas. O processo apresentou eficiências de remoção de nitrogênio acima de 80%. Os sistemas de desamonificação (Anammox) têm grande potencial de aplicação a efluentes ricos em nitrogênio e com baixa concentração de matéria orgânica, o que é tipicamente encontrado em digestatos de reatores anaeróbios de alta eficiência como, por exemplo, do tipo UASB e CSTR.

A sua aplicabilidade às cadeias de produção animal se justifica a SPACs (sistemas de produção de animais confinados) principalmente suinocultura e bovinocultura de leite com restrição de área agrícola para uso destes efluentes.