Índice

Rede Interlaboratorial

As amostras foram submetidas aos laboratórios colaboradores para caracterização e elaboração dos ensaios de Potencial Metanogênico Específico (PME). Após produção dos índices de PME estes foram utilizados para alimentação do banco de dados. Participaram do estudo, laboratórios especializados na área, como o Laboratório de Análises Físico-Químicas (Embrapa Suínos e Aves), o Labiogás (CI-Biogás/Parque Tecnológico Itaipu), o Laboratório de Tratamento Biológico de Resíduos (Universidade Federal de Santa Catarina).

Para controle de qualidade dos resultados foi executado um estudo de proficiência entre os laboratórios através de avaliação de 2 padrões analíticos e 3 amostras de referência. Para isso, foram utilizados um padrão de carboidrato e um padrão de proteína, além de selecionadas 3 amostras representativas aos resíduos/substratos da cadeia de produção de suínos, de produção de bovinos e da produção de frangos/ovos.

A produção dos padrões, amostras de referência, envio de amostras e processamento dos dados dos testes foram coordenado pela Embrapa Suínos e Aves e teve periodicidade anual. Ao final de cada rodada os laboratórios receberam relatórios demonstrando sua participação e desempenho.