Índice

Dejetos fertilizantes

Em toda produção animal primária, seja ela em pequena ou grande escala, ao final do processo restam os resíduos da produção com predominância absoluta dos dejetos. Esse, por sua vez, em função da sua composição, tem potencial poluidor muito alto, necessitando um tratamento adequado seguido de por uma destinação que favoreça a reciclagem dos nutrientes presentes, transformando-os novamente em algo nobre, como é o caso de grãos, pastagens e madeira, além de outros.

São várias as formas de fertilizantes possíveis de serem obtidos a partir dos resíduos da produção, que vão desde a orgânica liquida original até organominerais líquidos ou sólidos; e esses no formato farelado ou granulado, incluindo-se ainda o composto orgânico resultado da compostagem.

Além desses, ainda temos o digestato, conhecido também como “biofertilizante”, que nada mais é do que um produto resultante da digestão da matéria orgânica. Este biofertilizante, aplicado ao solo, melhora suas qualidades físicas, químicas e biológicas, bem como o aproveitamento pela cultura escolhida.