Índice

Avaliação agronômica

Além do aspecto ambiental da produção de fertilizantes organominerais, também é necessário que do ponto de vista agronômico tenhamos resultados satisfatórios em relação aos fertilizantes convencionais. Dessa maneira, trabalhos foram conduzidos para comparar as duas modalidades de fertilizantes na forma liquida e também na granulada.

Nos dois tipos de experimento, os protocolos experimentais foram definidos, padronizados e replicados em locais ou pontos estratégicos, considerando as regiões produtoras e culturas potencialmente demandantes dos fertilizantes produzidos, a disponibilidade e a facilidade de transporte de matéria-prima e distribuição dos produtos.

Os resultados mostraram que o fertilizante organomineral granulado, produzido à base destes resíduos (separação de fases de dejetos de suínos ou composto de dejetos de suínos) adicionados de MAP apresentam desempenho agronômico igual ao fertilizante mineral (MAP), podendo ser utilizado nas lavouras comerciais, prestando um serviço ambiental ao transformar o resíduo (dejeto de suíno) potencial poluidor local em insumo de valor agregado, que pode ser ensacado e facilmente transportado.