Índice

Bases de dados

Documento contendo informações pertinentes às estimativas teóricas de produção de dejetos e biogás a partir de bovinos e suínos, bem como os parâmetros qualitativos delimitados para a realização dos cálculos no Sistema Web BiogásFert. Para estruturação da base de dados contendo a produção bovina e suína sobre o território nacional, foram catalogadas informações de diversas fontes, priorizando dados de acesso público. Informações acerca de estabelecimentos comerciais, produção animal, dados censitários, entre outros, foram documentados, processados e, posteriormente, vieram a compor o banco de dados geográficos.

Este resultado compila todas essas informações. Todos os dados catalogados e as estimativas de produção de dejetos, biogás, biofertilizante e organomineral, a partir da produção de bovinos e suínos, foram trabalhados e processados com uso de SIG livres (QGIS, GRASS GIS, SAGA GIS) no intuito de compor o banco de dados geográficos (PostgreSQL + PostGIS) e possibilitar a publicação das camadas (mapas) no Sistema Web BiogásFert. Este documento descreve os procedimentos e práticas adotados, servindo como base teórica/prática para manutenção e difusão do trabalho.

O banco de dados geográficos foi estabelecido no servidor da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), tendo sido estabelecido com uso dos softwares livres PostgreSQL + PostGIS. Ele contém, além dos dados alfanuméricos levantados, as camadas vetoriais que abastecem o Sistema Web BiogásFert, contendo as informações dispostas espacialmente sobre o território nacional.